23/09/2020 às 09h44min - Atualizada em 23/09/2020 às 09h44min

Economia digital: benéfico ou prejudicial para a sua empresa?

Assessoria de Imprensa Foto: Divulgação Pixabay

Como consequência da revolução tecnológica que estamos vivendo, é possível conectar pessoas e empresas pela internet, não só por plataformas — onde se pode fazer compras online — mas também através das redes sociais, que promovem maior interação entre consumidores e marcas. Este mercado da economia digital está crescendo exponencialmente — em julho, de acordo com o Comitê de Métricas da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico o e-commerce registrou um aumento de 107%. Assim, é  necessário compreender os benefícios que ele traz para tirar o melhor proveito para a sua empresa, mas também é preciso ter conhecimentos dos obstáculos que a economia digital pode representar.

 

Pontos positivos da economia digital

Um grande benefício do mundo digital é a quantidade de informação que se obtém: é mais fácil obter informações sobre o seu público-alvo, segmentá-lo para ter campanhas mais eficazes e aumentar os pontos de contato com o seu consumidor.

E por falar em campanha digital, estas podem ser elaboradas com um orçamento muito menor em relação aos canais tradicionais e serem mais direcionadas a cada consumidor. O remarketing é outra ferramenta muito importante, pois permite criar anúncios para pessoas que já pesquisaram sobre um produto ou sobre a sua loja, mas não chegaram a finalizar a compra. Com o remarketing, você consegue, por exemplo, fornecer mais informação sobre o produto ou apenas lembrar o que tem para oferecer.

As plataformas online são uma ferramenta imprescindível para o crescimento do seu negócio, pois oferecem a oportunidade de interagir e criar relacionamento com os consumidores. Estas plataformas são essenciais para divulgar a sua marca e comunicar os produtos e serviços que oferece, mas também é necessário interagir com os consumidores e criar conteúdo relevante para a comunidade em que a sua marca se insere. Faça um exercício: pesquise por um produto ou serviço e veja o conteúdo que as marcas oferecem aos seus clientes. Quer um exemplo? Imagine que está pesquisando como se joga o bacará. Se colocar a pergunta no Google, vai encontrar sites como o Casinos.pt que, além de contar com uma série de artigos sobre jogos de cassinos, oferece a opção de jogar grátis e ainda uma lista de diversos outros sites onde pode praticar o que aprendeu. Por outro lado, no mercado dos cosméticos a Sephora tem um blog super completo em português, com dicas que vão da importância do hidratante labial a verdadeiros cursos online de maquiagem. Desta forma, essas marcas conseguem construir uma relação de confiança com as pessoas que visitam o site ao disponibilizar informação relevante para elas — essa técnica é chamada de Marketing de Conteúdo.

Outro grande benefício do mundo digital é o e-commerce, que possibilita levar o seu produto ou serviço literalmente para qualquer parte do mundo. A liberdade deste tipo de comércio é ainda maior por não necessitar ter os produtos nas prateleiras ou mesmo investir em estoque: os marketplaces como a Amazon, por exemplo, podem apenas revender produtos, fazendo a intermediação entre os produtores e os clientes.

 

Pontos negativos da economia digital

 

Ao analisar as vantagens de ter um negócio online é possível apontar algumas desvantagens deste. A facilidade em iniciar um negócio online constitui uma ameaça para este setor, uma vez que aumenta a competitividade entre empresas e o consumidor dispõe de todo o poder de decisão, pois tem acesso imediato a todos os produtos, preços e condições de compra disponíveis.

 

 

Outra barreira é que, sem conseguir experimentar ou mexer no produto, muitas pessoas sentem desconfiança em comprar pois não conhecem realmente o item antes de o receberem. Além disso, o produto pode ser alvo de reviews negativas por um consumidor não gostar do que recebeu, ou o produto não ter correspondido às suas expectativas. Muitas vezes essas avaliações podem impactar a decisão de compra de outro consumidor. Por isso é necessário responder sempre as reclamações e resolver problemas que possam acontecer.

 

Como consequência da loja ser online, existe também a possibilidade de problemas técnicos: se a plataforma de venda falhar ou estiver congelada, os clientes não conseguem fazer uma compra, o que equivale a ter as portas da loja física fechadas. Especialmente se tiver um comércio online, e preciso manter uma equipe que consiga resolver estes problemas rapidamente.

 

Apesar da economia digital apresentar alguns desafios, incita à inovação e competição no mercado, o que torna o processo de venda mais fácil, com menor custo e o processo de compra mais interessante e simples. Por isso, é fundamental olhar para a economia digital com um todo e perceber que o online é o ponto para desenvolver o futuro da economia mundial.


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