18/09/2020 às 18h26min - Atualizada em 18/09/2020 às 18h26min

USP e Unicamp são as principais universidades do Brasil em ranking mundial

A posição das duas universidades subiu em relação ao ano de 2019

Autora: Danielle Assis Foto: Divulgação / USP

Todos os anos a revista britânica Times Higher Education realiza uma avaliação com mais de 1300 universidades ao redor do mundo. No ranking divulgado em 2020 a Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) melhoraram as suas classificações.

 

A USP aparece entre as 201 e 250 melhores do mundo no Times Higher Education World University Rankings 2021, enquanto que a Unicamp está classificada entre as 401 e 500 melhores.   

 

Na avaliação anterior, a Universidade de São Paulo estava entre as 251 e 300 melhores universidades e a Unicamp aparecia na classificação entre as 501 e 600, o que mostra que o desempenho de ambas melhorou de um ano para o outro.

 

Giovani Stack, especialista em tecnologia e editor do Guia 55, afirma que a USP é um destaque no Brasil quando se fala em avanços científicos e tecnológicos. “Isso se comprova a partir do desempenho dela em meio a Pandemia da Covid-19, no qual a USP desenvolveu uma vacina por spray nasal e produziu respiradores de baixo custo”, comenta.

 

Outras universidades brasileiras também aparecem no Times Higher Education World University Rankings 2021, porém abaixo da USP e da Unicamp.

 

Na classificação entre 601 e 800 estão a Universidade Federal de Minas Gerais, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Universidade Federal de Santa Catarina, Universidade Federal de São Paulo, Universidade Federal de Sergipe e Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

 

Entre 801-1000 encontra-se a Universidade de Brasília, Universidade Federal de Pelotas, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e Universidade Estadual Paulista. E de 1001 ou + estão a Universidade de Caxias do Sul e a Universidade Estadual do Ceará. 

 

Já no ranking que mostra quais são as 10 melhores universidades do mundo o destaque fica para os Estados Unidos e para o Reino Unido com as seguintes instituições de ensino:

 

1º - Universidade de Oxford (Reino Unido)

2º - Universidade de Stanford (Estados Unidos)

3º - Universidade de Harvard (Estados Unidos)

4º - Instituto de Tecnologia da Califórnia          (Estados Unidos)

5º - Instituto de Tecnologia de Massachusetts (Estados Unidos)

6º - Universidade de Cambridge (Reino Unido)

7º - Universidade da Califórnia (Estados Unidos)

8º - Universidade de Yale (Estados Unidos)

9º - Universidade de Princeton (Estados Unidos)

10º - Universidade de Chicago (Estados Unidos)

 

A Times Higher Education é uma das mais importantes análises de ensino superior do mundo e para criar o seu ranking avalia cinco critérios. O primeiro deles é a qualidade de ensino, que está relacionada a aspectos como ambiente de aprendizagem, docentes premiados e número de professores com doutorado.

 

O segundo leva em consideração o volume de publicações de pesquisa, o terceiro a citação em artigos científicos e o quarto é a projeção internacional, que diz respeito ao número de alunos e professores estrangeiros. Já o quinto critério é o de troca de conhecimento com outras instituições.

 

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.