18/09/2020 às 10h45min - Atualizada em 18/09/2020 às 10h27min

Saneaqua reforça a importância do consumo consciente de água

O alerta da Saneaqua é preventivo

- Fotos: Divulgação

As represas responsáveis por abastecer a população da região metropolitana de São Paulo tiveram queda no volume de água nas últimas semanas devido à falta de chuvas, elevação das temperaturas, além do impacto da pandemia, onde é necessário um cuidado maior com a higiene e também a permanência prolongada das pessoas em casa, aumentando o consumo de água. 

Em Mairinque não é diferente. Com a estiagem que prejudica a cidade e, consequentemente, afeta os reservatórios de água da região, a Saneaqua, empresa responsável pelos serviços de água e esgoto no município, reforça a importância do consumo consciente nesse período.

O alerta da Saneaqua é preventivo. A captação de água bruta na cidade é feita em dois mananciais – Fiscal e Carvalhal, além de 16 poços que complementam o abastecimento. “Apesar de contar com esta estrutura, é de extrema importância que a população se mantenha atenta com relação aos hábitos de consumo de água”, explica Fernando Mangabeira, Diretor da BRK Ambiental em Mairinque.

A concessionária realiza o monitoramento dos mananciais de forma online e em tempo real, acompanhando a vazão que atualmente está em nível aceitável para manter o abastecimento da cidade. Porém, de acordo com os institutos meteorológicos, a estimativa é de que as altas temperaturas e o clima seco e sem chuvas ainda continuem até o final deste mês.

A ONU aponta que cada pessoa precisa de 110 litros de água por dia para atender suas necessidades básicas, porém o consumo diário médio dos brasileiros é 34 litros acima desse número. Portanto, algumas atitudes como tomar banhos curtos e manter a torneira fechada ao escovar os dentes, fazer a barba e ao ensaboar a louça são fundamentais.

Evite o uso de mangueira. Para lavagem de carros, quatro baldes de água já são suficientes e se o objetivo é regar as plantas, há alternativas mais econômicas. Não adie o conserto da torneira, pois em uma semana, aqueles pingos que pareciam inofensivos já serão responsáveis por 280 litros de água desperdiçados pelo ralo.

A redução de apenas um minuto no tempo de banho, ao final de um ano, terá ajudado a economizar 3.285 litros de água.

A Saneaqua disponibiliza informações a seus clientes com atendimento 24
horas pelo telefone 0800 771 0001 ou por meio do site (saneaqua.com.br), além de um portal de notícias com dicas e informações sobre o tema. Acesse www.consumoconsciente.brkambiental.com.br 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.