17/09/2020 às 16h29min - Atualizada em 17/09/2020 às 16h29min

Associação de médicos diz que não vai retomar trabalhos em agências vistoriadas pelo INSS

Serviço deveria ter sido retomado na segunda-feira (14)

- Foto: Reprodução / GloboNews
Fonte: Portal G1

A Associação Nacional de Médicos Peritos (ANMP) anunciou nesta quarta-feira (16) que não vai retomar os trabalhos em agências vistoriadas hoje pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

O presidente do INSS, Leonardo Rolim, realizou vistorias em agências no Distrito Federal e disse que os atendimentos retomaram nesta quinta-feira (17) naquelas que foram aprovadas. Segundo ele, ao menos 151 agências em todo o país já passaram por vistoria.

De acordo com informações do Portal G1, a ANMP, entretanto, afirma que "desconhece" as inspeções realizadas nesta quarta. A entidade acusa o INSS de adulterar o checklist de obrigações para o retorno das perícias, "flexibilizando e relativizando itens essenciais como limpeza, segurança, ventilação e equipamentos". Esse checklist faz parte de uma portaria para definir as novas inspeções nas agências.

"Nós desconhecemos isso como vistoria. Não havia ali nenhum técnico de carreira gabaritado a emitir qualquer juízo de valor sobre os componentes da avaliação. Aquilo foi uma 'inspeção' política, visita de chefes a uma agência", declarou Francisco Cardoso, vice-presidente da ANMP.

"São vidas em jogo e isso não pode ser tratado dessa forma tosca como vimos na TV agora há pouco. Vidas humanas têm que ser respeitadas. O benefício já está sendo garantido por via remota de maneira emergencial, logo falta apenas o INSS fazer seu dever – que deixou de fazer nos seis meses fechados – e organizar as agências de forma séria para o retorno da perícia presencial", disse.

"A chance é zero. A essa hora não dá mais para organizar a lista de vistoria. O INSS não nos forneceu nada", falou Cardoso.

Segundo o INSS, a ANMP foi convocada a participar das vistorias, mas não compareceu.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.