17/09/2020 às 14h30min - Atualizada em 17/09/2020 às 14h30min

E-commerce cresce e amplia chances de emprego na área

Aumento de demanda por profissionais especializados

- Foto: Reprodução / Portal Santander negócios

Desde o início da pandemia, a sequência de boas notícias envolvendo comércio eletrônico e o mundo digital não para. Nunca, as ferramentas on-line foram tão usadas e tão necessárias como agora. O isolamento social fez com que pessoas e empresas, até então pouco acostumadas a usar a tecnologia, percebessem o quanto ela pode contribuir para as mais diferentes atividades, como trabalho, escola, negócios, lazer e muitas outras possibilidades. Isso levou o setor a um crescimento poucas vezes visto. E mercado aquecido significa mais empregos.

“Essa é uma mudança que não tem mais volta. A internet já fazia parte da vida das pessoas antes da pandemia.Agora, ela ganhou ainda mais importância, virou um membro da família”, avalia Luís Henrique Fiusa, coordenador dos cursos de pós-graduação do Senac Sorocaba. Segundo ele, as facilidades encontradas no mundo virtual, como a possibilidade de pesquisas de produtos, comparação de preços, o conforto da entrega em casa e outras vantagens, fizeram com que muitas pessoas passassem a realizar compras pela internet e, mesmo após a pandemia, devem manter a prática.

Fiusa lembra que havia uma certa resistência também por parte de algumas empresas em investir no e-commerce, bem como de explorar as mídias digitais. Até por uma questão de sobrevivência, muitas foram obrigadas a recorreràs vendas on-line. O resultado dessa mudança de postura refletiu no levantamento feito pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) que mostrou um aumento médio mensal de 400% no número de lojas que aderiram ao comércio eletrônico após o início da quarentena.

Outro levantamento divulgado no fim de junho mostra que o faturamento do setor de vendas on-line mais que dobrou em comparação ao mesmo período do ano passado. De acordo com o índice MCC-ENET, desenvolvido pelo Comitê de Métricas da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net) em parceria com o Movimento Compre & Confie, o crescimento chegou a 127,77%.

Diante de um cenário tão favorável, Fiusa aponta o setor como um dos mais promissores do mercado de trabalho. “Trata-se de uma área que teve, nos últimos meses,um crescimento expressivoe isso aumentou a demanda por profissionais especializados”, diz. Segundo ele, basta uma rápida pesquisa nos sites de anúncios de emprego para notar um considerável aumento na oferta de vagas na área de marketing digital em todo o país.

“O mercado está à procura de profissionais com habilidades no mundo digital, que saibam criar sites de vendas, produzir anúncios, captar clientes na plataforma on-line, elaborar portfólio de produtos e serviços. Enfim, competências que podem ser adquiridas em bons cursos de especialização na área”, afirma Fiusa.

 

Serviço:

 

Senac Sorocaba

Endereço: Avenida Coronel Nogueira Padilha, 2.392 - Vila Hortência – Sorocaba/SP

Informações e inscrições: www.sp.senac.br/sorocaba

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.