16/09/2020 às 17h05min - Atualizada em 16/09/2020 às 17h05min

85% de parque no Pantanal de MT foi destruído por incêndios

Local é conhecido por conter a maior concentração de onças-pintadas do mundo

- Foto: Mayke Toscano / SECOM
Fonte: Portal G1

O fogo que atingiu o Parque Estadual Encontro das Águas, localizado na região de Porto Jofre, na cidade de Poconé (102 km distante de Cuiabá), devastou 85% do parque. De acordo com o Instituto Centro Vida (ICV), os incêndios destruíram uma área de 92 mil hectares do parque, que possui 108 mil hectares.

O lugar é popularmente conhecido por conter a maior concentração de onças-pintadas do mundo. Visitantes do país e do exterior costumam procurar o parque para fazer a observação de onças-pintadas durante passeios de barco.

Segundo análise do ICV, as onças-pintadas, que ja? são ameaçadas de extinção, agora também são ameaçadas pelas queimadas que estão ocorrendo em todo o estado de Mato Grosso.

Através de um vídeo publicado pelo instituto, e? possível visualizar como as áreas do Parque Encontro das Águas foram e estão sendo comprometidas pelas queimadas.

De acordo com informações do Portal G1, ainda não se sabe quantos animais já morreram em decorrência dos incêndios.

O governo decretou situação de emergência em Mato Grosso por conta dos incêndios florestais e tal decisão terá validade por 90 dias, podendo ser prorrogado.

A queimada, que começou há semanas, era combatida por funcionários de pousadas e moradores das proximidades e na semana anterior foi combatida pelo Corpo de Bombeiros.

No mês passado, uma onça invadiu diversas casas de moradores do Pantanal depois que teve seu habitat devastado pelas queimadas na região.

Ainda segundo o Portal G1, ela foi resgatada e transferida para o Instituto de Preservação e Defesa dos Felídeos da Fauna Silvestre do Brasil em Processo de Extinção (NEX), em Corumbá de Goiás, na região nordeste do estado.

Na última-sexta-feira, outra onça-pintada adulta foi resgatada na região de Porto Jofre com ferimentos e sinais de queimaduras. Diversos outros animais também já foram resgatados e medicados. No entanto, muitos não resistiram e morreram.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.