14/09/2020 às 18h10min - Atualizada em 14/09/2020 às 19h20min

Alerta climático ocorrem após devastação causado por incêndios no Pantanal

Séries de incêndios ocorrem desde julho

- Foto: Amanda Perobelli/Reuters
Fonte: Portal G1

A série de incêndios que ocorrem no Pantanal desde meados de julho, deixa um rastro de destruição sem precedentes na região. A área devastada já é maior do que a cidade de Nova York, gerando um desastre ambiental que não afeta apenas a vegetação, mas também a vida selvagem, que morre queimada ou sofre graves sequelas.

Uma equipe de veterinários, biólogos e guias locais chegou no final de agosto para percorrer a esburacada estrada de terra conhecida como Rodovia Transpantaneira tentando salvar animais feridos.

Cientistas temem que os milhares de incêndios que varrem o Pantanal brasileiro possam se tornar um novo normal, como os casos da Califórnia e Austrália.

Os incêndios agora estão ameaçando um dos ecossistemas de maior biodiversidade do planeta, dizem os biólogos, já que o Pantanal abriga cerca de 1.200 espécies de animais vertebrados, incluindo 36 ameaçados de extinção, ao longo de seus de 150.000 quilômetros quadrados.

Por décadas, os fazendeiros usaram as chamas como ação recorrente do plantio, porém agora o fogo chega causando traumas históricos ao local representando o quádruplo do tamanho do maior incêndio na floresta amazônica, mostram os satélites da Nasa.

Um recorde de 23.490 quilômetros quadrados foi queimado até 6 de setembro — quase 16% do Pantanal brasileiro, de acordo com uma análise da Universidade Federal do Rio de Janeiro.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.