11/09/2020 às 11h33min - Atualizada em 11/09/2020 às 11h34min

Confira a Programação da Paroquia de São Roque

Missas transmitidas on-line

Caro paroquiano,

“Que alegria quando me disseram: Vamos à casa do Senhor!” – À luz deste salmo, apresentamos a 25ª mensagem da série “Lições da Covid-19” redigida semanalmente pelo nosso Pároco Pe. Daniel Balzan. Que a luz de Jesus nos ilumine nesta caminhada! Uma boa leitura!

LIÇÕES DA COVID-19 (25)

Caríssimos irmãos leitores!

Esta já é a 25ª semana destas mensagens denominadas “LIÇÕES DA COVID-19”. Quando comecei esta partilha, eu pensava que fosse algo passageiro. No entanto, já passaram seis meses que este isolamento social começou e o horizonte continua nebuloso sem sinais de tempos melhores e seguros. Iniciamos o mês de setembro e muitos sonham com o dia de ver as portas da Matriz abertas como era de costume. Sei que muitos ensaiam com o Salmista o cântico de Sião: “Que alegria quando me disseram: Vamos à casa do Senhor!” (Sl 122,1). Esse cântico é um dos “salmos de romaria” cantados pelos peregrinos na sua ida ao Templo; era uma canção tradicional e bastante conhecida pelas pessoas nas romarias feitas em Israel.

“Que alegria quando me disseram: Vamos à casa do Senhor!”

Nós também estamos ansiosos em cantar com eles: “Que alegria. Vamos à Casa do Senhor”! Que notícia boa! Quem de nós não sente saudades da Matriz? Quem de nós não sonha com o dia da presença maciça das pessoas no Templo sagrado? Quem de nós não vê o momento de estarmos juntos na Casa do Senhor para louvá-lo e ouvir sua Palavra? O Templo do Senhor é a Nossa Casa: a “Casa da Palavra”, a “Casa do Pão”, a “Casa do Bom Relacionamento” e a “Casa da Missão”. A Matriz é nosso local de encontro, a referência para a família paroquial, o nosso espaço de fé.

Eu também como Pároco desejo entoar o mesmo cântico: “Vamos à Casa do Senhor”! Afinal, compartilhar a Palavra e a Santa Eucaristia na Missa Dominical é uma dádiva que todos nós almejamos. E não somente a Missa Dominical como também as demais atividades que compõem a vida paroquial: catequese, batizados, casamentos, confissões, aconselhamentos, atendimento paroquial, visitas aos doentes, dinamismo das pastorais e movimentos, funcionamento das capelas etc.

No entanto, a pandemia não acabou e qualquer abertura, mesmo sendo ela gradual, deve ser segura, sensata e cautelosa. Daí a minha insistência quanto à maneira e ao momento que a abertura deva acontecer. Como orientamos nas mensagens anteriores, a retomada gradual das atividades presenciais na Paróquia São Roque diz respeito tão somente à Celebração da Santa Missa. As demais atividades continuarão suspensas até que novas orientações diocesanas sejam encaminhadas.

O momento e a complexidade da COVID-19 nos sugerem cautela e muita prudência. As Missas presenciais são previstas para a segunda quinzena de setembro de 2020. Nos próximos dias, daremos informações mais detalhadas quanto à:

Continuidade da transmissão da Missa na Quarta-feira às 19h00 e no Domingo às 09h00 e 19h00 a partir da Matriz da Paróquia São Roque; Procedimentos quanto à participação presencial na Missa de Quarta-feira e Domingo, junto à Secretaria Paroquial.

Como observado acima, essas cautelas não devem ser entendidas como burocracia, nem serem motivo de descaso para com as pessoas. É a responsabilidade e o compromisso com a proteção da vida que nos impelem a adotar tais cautelas. Por isso, peço a compreensão de todos, especialmente, dos mais assíduos na vida paroquial. E tomara que chegue aquele dia quando eu possa falar: “Que alegria quando me disseram: Vamos à Casa do Senhor!”

Pe. Daniel Balzan – Pároco

PROGRAMAÇÃO DE MISSAS (sem a presença de fiéis): Dia 13: Domingo, às 09h00 e 19h00; Dia 16: Quarta-feira, às 19h00.

FORMAÇÃO CONTINUADA ONLINE NA PARÓQUIA - Convidamos todos os paroquianos e seguidores das nossas redes sociais para participarem de mais uma “Formação Continuada Online na Paróquia”, que será realizada no dia 14 de setembro, segunda-feira, às 19h00. Neste mês da Bíblia, o nosso Pároco Pe. Daniel Balzan refletirá sobre o tema “Os Evangelhos e seus símbolos” – Uma Catequese a partir da Igreja Matriz São Roque. Acesse a nossa Página no Facebook ou o nosso perfil no Instagram e não perca esta oportunidade de aprender um pouco mais sobre a nossa Igreja Matriz! Esperamos por você!


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.