09/09/2020 às 18h01min - Atualizada em 09/09/2020 às 19h00min

São Roque não terá aulas presenciais pelo restante do ano

Escolas públicas e particulares somente voltarão as aulas em 2021

- Fotos: Divulgação
Da Redação: Rafael Barbosa

A Prefeitura de São Roque anunciou a suspenção das aulas presenciais em escolas públicas e particulares pelo restante do ano de 2020.  O anúncio foi feito através de live realizada nesta quarta-feira (09), pela Governo Municipal e que contou com a presença da Diretora de Educação de São Roque, Giseli Fandi, e pela Diretora de Saúde Municipal Daniela Groke.

Segundo a chefe do Departamento de Educação Municipal, a decisão está fundamentada em estudos técnicos que foram realizados pelo Departamento de Educação e Departamento de Saúde sobre os índices epidemiológicos do município e pelas deliberações feitas pelo comitê municipal de combate ao covid-19 e também pelo comitê Inter setorial do Departamento de Educação, que conta com representantes do conselho municipal de saúde, membros de escolas da cidade, entre outros.

Giseli também informou que a decisão levou em conta a pesquisa realizada pelo Departamento de Educação com pais de alunos das escolas públicas municipais “Através desta pesquisa, 93.8% das pessoas que responderam ao questionamento foram contrarias ao retorno as aulas presenciais”, comentou.

Segundo Daniela Groke houve uma série de deliberações sobre a situação da pandemia na cidade e como ele afetaria a volta as aulas. A chefe da saúde municipal informou que atualmente a cidade conta com 2631 testadas por covid-19, sendo que deste número, 680 atestaram positivo para coronavírus e que destes pacientes, 24 infelizmente faleceram. Com base nestes números a prefeitura acredita que a doença ainda tem uma circulação considerável na cidade e por conta disso decidiu pela não retomada dos alunos as salas.

“Pensando conscientemente na preservação da vida das nossas crianças, dos nossos jovens, funcionários das escolas e dos pais destes estudantes nós decidimos pela não retomada das aulas presenciais em São Roque pelo ano de 2020”, afirmou a diretora de saúde. A diretora também enfatizou que embora as crianças não sejam consideradas como grupos de risco, elas podem ajudar a propagar a doença pela dificuldade natural que tem em seguir as normas de prevenção, critérios que pouco tem sido seguidos por muitos adultos que tem saído as ruas ou utilizando a máscara de forma errada ou nem mesmo usando o aparato. 

Com a suspensão das aulas presenciais pelo restante do anos letivo, as atividades municipais de educação continuarão a ser disponibilizada pelo governo municipal, que ressaltou que a consulta pública realizada na cidade também mostrou que mais de 97% dos alunos estão realizando os exercicios propostos de forma remota pela educação são-roquense (confira os resultados da pesquisa no quadro abaixo da matéria). A Diretora de Educação salientou a importância de que estas atividades continuem a ser realizadas.

“As unidades escolares municipais continuarão com as atividades domiciliares que são ministradas remotamente, então os pais e os alunos podem acessar o site da prefeitura ou retirar as atividades impressas nas unidades escolares. É imprescindível que os pais acompanhem e garantam que os filhos realizem estas atividades. Qualquer dúvida que tenham busquem a unidade escolar onde seu filho está matriculado, para que seu filho possam desenvolver esta atividade”, informou a Diretora de Educação. 

Confira abaixo a live na integra sobre o anúncio e também o resultado de pesquisas e dados levantados sobre o coronavírus na cidade. 

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.