04/09/2020 às 11h29min - Atualizada em 04/09/2020 às 21h08min

Setor de eventos luta para continuar vivo e quer voltar as atividades

Segmento foi um dos mais afetados pela pandemia do coronavírus

- Fotos: Divulgação
Da redação: Rafael Barbosa

A economia de São Roque começa a retomar suas atividades em diversos setores, mesmo ainda em tempos de pandemia. Após abertura da maioria dos comércios do município e a ampliação do horário de atendimento, grande parte dos estabelecimentos ganhou o folego que precisava para começar a se reestruturar economicamente após tanto tempo com as portas fechadas.

Porém, outros setores comerciais infelizmente continuam fechados e lutando para se manterem em pé diante de tantas dificuldades. Os setores de eventos, assim como o turístico, foram os primeiros a fechar suas portas e ainda se mantém inoperantes diante das medidas adotadas pelo estado no enfrentamento do coronavírus. Situação que afetou drasticamente os mercados.

Um levantamento feito pelo Sebrae, em abril deste ano, mostra que a pandemia do coronavírus afetou 98% do setor de eventos. É o caso de Elias Roberto Rubio, empresário e proprietário do Festar Buffet Infantil, uma das casas de eventos mais famosa da cidade e, assim como todo o setor, tem sofrido com a pandemia.

“Tem sido terrível, a parada em nosso segmento é geral”, comenta o empresário.

Paralisação que trouxe impactos econômicos catastróficos. Segundo dados levantados pelo Sebrae em abril, 62,5% dos entrevistados pela entidade acreditam na redução de 76% a 100% do faturamento em abril deste ano, em relação ao mesmo período do ano passado. Prejuízos que pode chegar a R$ 90 bilhões em todo o pais durante a pandemia, segundo estimativas, sendo que de acordo com a Associação Brasileira dos Promotores de Eventos, 580 mil empregos diretos foram perdidos no ramo.

Diante desta situação, os empresários tiveram que se reinventar, porém muitos já fecharam ou estão arriscados a encerrar suas atividades. “Nós ainda temos a opção de vender nossos salgadinhos, mas isto reflete uma porcentagem muito baixa do faturamento da empresa (em torno de 5%). Sendo que existem outros empreendimentos que podem não ter esta opção e estão simplesmente parados e correndo um risco sério de fecharem suas portas”, diz Elias.

Segundo o empresário, a esperança é de que o setor pudesse retomar suas atividades assim como bares e restaurantes estão voltando a funcionar. Isto porque as empresas que atuam no setor já operam através de normas sanitárias e de higiene muito especificas e isto ajudaria com que a adaptação do setor ao enfrentamento da pandemia fosse mais fácil do que em outros ramos comerciais.

 “Perceba uma festa de casamento e aniversário, sempre existe um limite de espaço, um cuidado com a higiene e no atendimento a pessoas. Hoje já lidamos com normas muito especificas para podermos operar e da mesma forma que bares e restaurantes estão seguindo protocolos, acredito que com limitações e medidas preventivas poderíamos voltar a atividade. Pois isto já daria ao setor algum gás para que pudéssemos funcionar”, comenta o proprietário do Festar.

Uma retomada que daria espaço para a volta econômica de outros empreendimentos e profissionais que dependem do setor, que leva consigo outros segmentos como aluguel de estruturas como palcos, iluminação, som, serviços de filmagens e fotografias, bufê de festas, decoração e o musical.

É o caso de Adriano de Oliveira que atua no ramo musical da área de eventos há 15 anos. Segundo ele, em seu ramo os contratos de trabalho são fechados com antecedência de até um ano, porém a pandemia afetou a maioria dos trabalhos já fechados. “Tinha vários eventos marcados para este ano e em alguns casos tivemos que cancelar o contrato, através de um acordo com os contratantes, e outros conseguimos adiar, reservando duas datas pré- agendadas, uma para 2020 (caso fosse possível) e outra para 2021”, comenta.

Segundo o profissional, isto trouxe uma série de empecilhos, pois será preciso atender aos clientes pré-agendados com os novos clientes que chegarem no ano que vem. Adriano diz que a situação tem sido difícil, espera que em 2021 a situação melhore. “Muitos sonhos foram adiados este ano e quem queria casar ou comemorar seu aniversário vai fazer isso em 2021 caso tenha condições. Eu mesmo já estou tendo algumas cotações e acredito que teremos um bom ano em 2021 assim que o governo liberar o setor para operar”, comenta o empresário.

Abertura pode ocorrer em breve

Uma espera que parece não ter previsão de acabar. O Jornal da Economia questionou a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo com relação ao setor de eventos e expectativas para a retomada do segmento. Em resposta o Governo de SP informaouque é permitido o funcionamento de eventos, convenções e atividades culturais após 28 dias consecutivos da região na fase 3 (amarela). "O setor deve adotar os protocolos padrões e setoriais específicos, com 40% da capacidade local, controle de acesso e hora marcada e assentos marcados, não podem ser realizadas atividades com o público em pé. O Estado ressalta, ainda, que o Plano São Paulo é respaldado por critérios técnicos, análises e pareceres de especialistas para permitir, de forma consciente e gradual, a retomada às atividades econômicas", informou a administração estadual.

Segundo o governo, desde o início da pandemia, foi disponibilizado R$ 720 milhões em empréstimos subsidiados por meio do Banco do Povo, Desenvolve SP e, também, em parceria com o Sebrae-SP, para auxiliar as empresas a atravessarem a crise. Pelo Banco do Povo, há linhas disponíveis para MEIs, informais e produtores rurais com condições especiais. Mais informações sobre as linhas de microcrédito em www.bancodopovo.sp.gov.br.

Deste modo, o setor são-roquense e de toda a região podem estar muito perto de terem permissão de retomarem suas atividades, reativando uma economia que foi extremamente abalada este ano. “O que gostaríamos é que pudéssemos retomar mesmo que de forma restrita, sempre seguindo todas as medidas preventivas. Precisamos e queremos voltar a trabalhar”, diz Elias Roberto, dono do Buffet Festar em São Roque.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.