O Estado de São Paulo permanecerá em quarentena até o surgimento de uma vacina contra a covid-19, segundo fala do governador João Doria (PSDB) nesta segunda-feira (31). De acordo com o governante apenas a imunização da população contra o coronavírus irá alterar o processo de isolamento estabelecido pelo governo.
“Nós estamos em quarentena. Eu quero deixar isso bem claro à opinião pública de São Paulo. Esta quarentena prossegue e prosseguirá. Enquanto não chegar a vacina e não tivermos a imunização de todos os brasileiros de São Paulo, nós estaremos em quarentena”, disse Doria em entrevista coletiva no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista.
O governante também manifestou preocupação com as aglomerações registradas em praias do litoral paulista no último final de semana. “Todos observaram neste final de semana um número impressionante de pessoas nas praias aqui do litoral de São Paulo — sem me referir ao litoral de outros estados brasileiros —, pessoas se aglomerando, sem máscara, de forma inadequada e perigosa. As rodovias aqui do estado de São Paulo também tiveram seguidos congestionamentos, como se nada estivesse acontecendo”, comentou.
O diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, disse à CNN, nesta terça-feira (1°), que o Brasil pode ser um dos primeiros países a iniciar a vacinação contra a Covid-19. De acordo com ele, a previsão mais otimista é que a vacinação possa começar em janeiro.