27/08/2020 às 13h44min - Atualizada em 27/08/2020 às 15h33min

Comerciante são-roquense sofre tentativa de golpe através de ligação telefônica

Número considerável de ocorrências como essa tem sido registrado na cidade

- Foto: Reprodução / IDEC
Da Redação: Ana Laura Gonzalez

Uma comerciante são-roquense sofreu uma tentativa de golpe na manhã desta quarta-feira (26), após receber um telefonema registrado com o número de contato do banco Santander de São Roque.

De acordo com a mulher, o golpista que se identificou como “Marcos”, primeiro entrou em contato com o seu pai para tentar colher informações sobre os dados bancários dele na ligação, mas como é a comerciante quem resolve esses assuntos na família, seu pai pediu para que o homem entrasse em contato com ela.

“Meu telefone tocou e a identificação apontava que o número era do banco [Santander]. Eu atendi e o homem afirmou ser funcionário da agência, me dizendo que eu não estava autenticada para realizar pagamentos através do aplicativo do banco e que por isso eu poderia ser prejudicada em algum momento”, disse ela, que imediatamente percebeu que se tratava de um golpe e ficou assustada com a quantidade de informações que o criminoso tinha sobre a sua conta.

“Na hora a minha ficha caiu, então eu falei que iria até o banco para resolver o problema. Foi quando o homem me disse que eu teria de comparecer ao banco até às 14h, ou então o meu cadastro seria desativado. Desconfiada, eu liguei para o meu gerente e ele me informou que realmente se tratava de um golpe”. 

Práticas como essa têm sido cada vez mais comuns, principalmente agora, levando em conta o período de pandemia. O Jornal da Economia, em contato com o Escrivão Chefe da Delegacia de São Roque, Anderson Góes, perguntou se a Delegacia tem recebido ocorrências relacionadas ao caso recentemente.

Em resposta, Góes afirmou que nas últimas semanas, infelizmente, um número considerável de ocorrências como essa tem sido registrado. “Ontem mesmo nós registramos uma ocorrência de golpe e, nas semanas anteriores, recebemos pelo menos três. Principalmente agora em pandemia, criminosos têm realizado esse tipo de prática”, informou o policial.

Deste modo, a recomendação é que as pessoas estejam sempre atentas para quando receberem algum contato suspeito, já que bancos não enviam e-mail e nem ligam para seus clientes solicitando informações pessoais como senha do cartão de crédito, código de segurança ou outros dados pessoais.

Os marginais costumam utilizar o sentido de urgência para pressionar o cidadão a cair no golpe. Uma das tentativas é dizer que se a pessoa não fornecer os dados, ela terá sua conta prejudicada ou até suspensa. No entanto, se você receber qualquer ligação de uma pessoa afirmando ser do seu banco sem ter feito nenhuma solicitação à agência, não passe dados de sua conta bancária e ligue imediatamente para o banco em busca de orientações.


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