26/08/2020 às 18h12min - Atualizada em 26/08/2020 às 18h12min

Jair Bolsonaro afirma que a proposta atual do Renda Brasil está suspensa

Proposta apresentada pela equipe econômica é rejeitada pelo presidente

- Foto: Reprodução / Jornal Hoje
Fonte: Portal G1

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) anunciou nesta quarta-feira (26), durante evento na Usiminas em Minas Gerais, que a atual proposta do Renda Brasil está suspensa. O programa, de acordo com informações do Portal G1, é aposta do governo para turbinar a popularidade do presidente, porém enfrenta certa resistência da equipe econômica. O ministro da Economia, Paulo Guedes, recomenda pagamento de até R$ 250, mas Bolsonaro quer que o valor seja superior.

“Ontem discutimos a possível proposta do Renda Brasil, e falei que está suspenso. A proposta como apareceu para mim não será enviada ao parlamento. Não posso tirar de pobre para dar a paupérrimos”, afirmou o presidente.

Com essa declaração, Bolsonaro garantiu que não tem pretensão de tirar os recursos de programas distintos para custear o Renda Brasil - que deve surgir como substituto do Bolsa Família.

“Não podemos fazer isso aí, como por exemplo, a questão do abono para quem ganha até 2 salários mínimos, que seria um 14º salário, não podemos tirar isso de 12 milhões de pessoas para dar ao Bolsa Família, ao Renda Brasil ou como for chamar esse novo programa”, completou.

As afirmações repercutiram nos mercados, levando em conta as incertezas sobre a agenda do governo para as contas públicas e as preocupações com as divergências entre as equipes de Guedes e Bolsonaro.

Com a crítica pública à proposta, o presidente deixou clara sua insatisfação nos rumos da discussão com a equipe de Guedes a respeito do novo programa.

De um lado, o presidente resiste sinalizando que espera manter todos os programas sociais que já existem, enquanto o ministro Paulo Guedes debate nos bastidores extinguir benefícios não tão distributivos para 'vitaminar' o Renda Brasil.

Auxílio emergencial

O presidente, durante o evento, reafirmou ainda que vai manter o auxílio emergencial até dezembro - ainda sem valor definido -, mas ressaltou que o país precisa voltar a produzir.

“Ou o Brasil começa a produzir, fazer o plano que interessa a todos nós, que é o emprego, o melhor plano social que existe, ou estamos fadados ao insucesso”, disse.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.