O Ministério da Saúde expediu o credenciamento dos 10 leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) presentes na Santa Casa de São Roque. A informação foi divulgada na tarde desta segunda-feira (24) pela Prefeitura Municipal, após a realização do Comitê Municipal de enfrentamento à COVID-19, realizado periodicamente entre diversos agentes da administração são-roquense para o combate do coronavírus.
“A portaria nº2191/20 atende requerimento do Departamento de Saúde/Santa Casa junto ao Ministério, solicitando o credenciamento. Inicialmente os leitos exclusivos para casos do coronavírus estão habilitados pelo período de 90 dias, com possibilidade de prorrogação”, informou a Prefeitura de São Roque.
A falta de credenciamento federal não impedia o funcionamento dos leitos da irmandade, porém a vinda da autorização para os leitos de UTI era esperada há tempos pela administração municipal, pois permite, entre outras medidas, a vinda de verbas para o custeio do complexo equipamento médico. A portaria do Governo Federal já autorizou a disponibilização de recurso financeiro mensal no valor de R$ 480.000,00 para custeio da UTI.
A UTI exclusiva para o tratamento da covid-19 está instalada junto na Santa Casa desde abril e atualmente conta com 10 leitos totalmente equipados, com respiradores e equipe especializada.