19/08/2020 às 16h10min - Atualizada em 19/08/2020 às 21h27min

A 'onda histórica de frio' chega ao Brasil e região terá queda de temperatura até sábado

Fenômeno meteorológico afetará grande parte do Brasil

- Foto: Getty Images via BBC
Fonte: BBC

O Brasil se prepara para receber um fenômeno meteorológico de grande relevância e que deve baixar as temperaturas em grande parte do país. Segundo estudos, uma massa de ar frio chega às terras nacionais e vai causar chuvas, granizo, um frio histórico e até neve em algumas regiões nos próximos dias.

As massas como essa se formam próximas a regiões polares e sobem pelo sul da Argentina, podendo se deslocar mais próximas ao oceano ou, como ocorrerá agora,  seguirá pelo continente tendo uma característica de ser mais fria e seca.

Segundo reportagem divulgada pela BBC News Brasil, Francisco de Assis, meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), afirma que esta é a terceira vez que a onda de frio atingirá o país, porém que é a primeira que ocorrerá com tamanha intensidade e abrangência.

"Não teremos temperaturas muito mais baixas do que já registramos neste ano. Mas a abrangência vai pegar do Norte, onde teremos quedas de até 15º nas temperaturas, e com uma condição de geada mais significativa e até neve na região Sul. É uma frente fria que chega até a linha do Equador", afirmou Assis.

De acordo com os especialistas, a chegada da massa de ar frio vai causar fortes chuvas na maior parte do país, incluindo previsão de quedas de granizo em regiões do estado de São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul, onde a queda de temperatura deve ser mais acentuada.

Em São Paulo, de acordo com o Inmet, a máxima não deve passar dos 13º tanto na sexta quanto no sábado, enquanto as mínimas ficam em 9º e 8º, respectivamente.

Temperatura continua a cair na região

Segundo informações do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos, a temperatura na região deve continuar caindo até o sábado (22), sendo que as maiores quedas de temperaturas devem ocorrer durante o dia desta quinta-feira (20) e na noite de sábado. Os próximos dias devem ser marcados por céu encoberto e chuva, mas o período de precipitação deve acabar no sábado (22).

Em São Roque, a previsão de máximas e mínima serão respectivamente de 27° e 14° nesta quarta, 18° e 15° na quinta, 14° e 12° na sexta e 16° e 06° no sábado.  

Em Mairinque, a previsão de máximas e mínima serão respectivamente de 26° e 14° nesta quarta, 17° e 14° na quinta, 13° e 11° na sexta e 20° e 07° no sábado.  

Em Araçariguama, a previsão de máximas e mínima serão respectivamente de 27° e 14° nesta quarta, 18° e 16° na quinta, 15° e 13° na sexta e 16° e 06° no sábado.  

Em Ibiúna, a previsão de máximas e mínima serão respectivamente de 25° e 14° nesta quarta, 17° e 14° na quinta, 13° e 10° na sexta e 13° e 06° no sábado.  


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.