São Roque celebra neste ano 363 anos de uma existência marcada por sua tradição e profunda religiosidade, afinal a cidade recebeu o nome do padroeiro de seu fundador. O município foi fundado em 16 de agosto de 1657, com a chegada do capitão paulista Pedro Vaz de Barros, que atraído pela região, estabeleceu-se com sua família as margens dos ribeirões Carambeí e Aracaí, onde fundaria mais tarde uma comunidade dedicada ao seu santo de devoção.
A pequena comunidade foi crescendo e em 1768 foi elevada ao estado de Freguesia, quando passou a contar com a assistência efetiva do padre Francisco Bicudo de Siqueira, o primeiro vigário a ter residência fixa em nossa região.
Com a crescente prosperidade da comunidade fundada por Pedro Vaz, em 1832, o Tenente Rosa Passos transformou São Roque em uma Vila, até que em 1864, graças ao ato governamental do Barão Homem de Melo, que era o Presidente da Província de São Paulo na época, a então Vila de São Roque foi elevada à categoria de município.
Mas o município nunca parou de crescer e graças a seus diversos atrativos e beleza natural, quanto histórico e cultural, São Roque foi transformado em Estância Turística em 1990 passando a oficialmente abrir seus “braços” para visitantes de todo o Brasil. Atualmente a cidade é famosa por sua excelente infraestrutura hoteleira, bons restaurantes, amplo comércio e os mais saborosos vinhos da região, tornando-se uma bela opção de lazer.
São Roque passou por dificuldades, assim como todo o Brasil, devido a pandemia do coronavírus, porém continuará a crescer e superar as adversidades, afinal a cidade tem muito do que se orgulhar. Sempre olhando para o futuro, a cidade continua a observar para o passado e mantém sua história viva com a Capela de Santo Antônio e as Festas de Agosto, enquanto luta para continuar a crescer e prosperar como ponto de referência dos turistas, que voltarão futuramente a apreciar suas belezas, degustar um bom vinho e se confraternizar com um povo acolhedor.