São Roque irá celebrar seu aniversário de 363 anos de um modo diferente. A pandemia do coronavírus trouxe uma série de limitações a toda a cidade, incluindo na forma como as Festas de Agosto foram realizadas na cidade, o que trouxe diversos desafios principalmente para os organizadores das festividades, os Festeiros 2020, casais Sérgio de Camargo e Mari Dineri Moraes de Camargo e Luiz Marcelo Blanco e Rosana da Silva Blanco.
“Foi um desafio muito grande, uma situação atípica, não apenas em São Roque, mas no mundo todo, então não tínhamos parâmetros sobre o que foi feito em outras festas e tivemos que nos adaptar e tentar levar a mensagem de confraternização e religiosidade a população da melhor forma possível”, afirmou o Luiz Marcelo ao Jornal da Economia.
Deste modo, todos os eventos da festa, como a organização das barracas e a Entrada dos Carros de Lenha e Shows foram cancelados e os eventos religiosos, como a Novena ao Morro do Cruzeiro e as procissões em louvor a Nossa Senhora e São Roque tiveram que ser adaptadas com missas realizadas na Igreja da Matriz e transmitidas aos fiéis através da internet.
Uma novidade que apesar de diferente, trouxe um grande resultado, sendo que apenas as transmissões das Novenas Diárias foram vistas por quase 27 mil pessoas, em vídeos que foram compartilhados também pelo JE através de sua página no Facebook. O resultado surpreendeu a organização das festividades e segundo apurações pode influenciar muito nas celebrações dos próximos anos, onde além da celebração presencial também é possível que os eventos continuem também a ser transmitidos pela rede, dando a oportunidade de pessoas que não possam ir nas cerimônias, ou que morem em outras cidades e países também possam acompanhar estes eventos.
Celebrações que terminam neste final de semana, com as Missas em Louvor a Nossa Senhora, que ocorre no sábado (15 de agosto) às 10h e 17h e as Missas em Louvor a São Roque, que ocorrem às 10h, 14h e 17h. Na segunda feira, (17 de agosto) ocorre a Missa dos Enfermos, às 10h.
Sérgio de Camargo, Mari Dineri Moraes, padre Daniel Balzan, Rosana da Silva Blanco e Luis Marcelo Blanco
Celebrações que podem ocorrer a distância, devido a pandemia, mas como as demais celebrações ajudam a promover a verdadeira mensagem da festa de agosto, cujo foco sempre foi a evangelização, além da propagação e fortalecimento da fé e união. “Sabe-se que as Festas de Agosto são um verdadeiro legado deixado por nossos antepassados. No entanto, este ano, as circunstâncias exigem prudência, responsabilidade e sacrifício. Não se trata de um desrespeito aos nossos Santos. Aliás, São Roque que tanto cuidou das pessoas atingidas por doenças contagiosas de seu tempo, nos quer ver sadios e bem protegidos. Não quer que sua Festa seja foco de contaminação e mortes. Que o Peregrino do Amor e a Santa Virgem nos ajudem nesta travessia!”, comenta o padre Daniel Balzan na mensagem da Paroquia de São Roque.
As Festas de Agosto em 2021
Quem serão os Festeiros de Agosto 2021? É a pergunta que muita gente está fazendo neste momento, devido a pandemia do coronavírus é quase que 100% a possibilidade de que os dois casais de festeiros continuem a frente das festas em 2021. Segundo apurações do Jornal da Economia, é muito provável que Sérgio, Mari Dineri, Luis e Rosana sejam anunciados como os festeiros 2021.
O anúncio deve ocorrer após a missa em louvor a São Roque, no domingo dia 16, no final no início da noite pelo padre Daniel Balzan e caso se confirme será a primeira vez na história da cidade onde dois casais mantém o título de festeiros por dois anos consecutivos.
Uma ação que dará aos casais que enfrentaram uma situação tão complexa este ano, a oportunidade de deixar sua marca também nas celebrações festivas que ocorrem nas ruas da cidade e que, espera-se, possam voltar no ano que vem, mesmo que com algumas mudanças.
Quanto à possibilidade de voltar como festeiro em 2021, Luis Marcelo Blanco comenta que ficaria honrado mas que é uma decisão que cabe a igreja, entretanto ele diz que independente dos casais que estejam a frente das festividades no próximo ano, as festas deverão ser repensadas, para se adequarem ao período pós pandemia.
“A celebração das Festas de 2021 deveriam começar já este ano, em outubro com o jantar da alcachofra, porém não sabemos se será possível realizar este evento, que conta com a presença de muitas pessoas. Então toda a festa terá que ser repensada novamente para se adaptar a estas novas situações”, comenta o Festeiro Luis Marcelo.
A pandemia irá ainda influenciar o planejamento das Festas de Agosto em 2021, assim como a vida de todo o país, porém com os resultados deste ano, sabemos que de qualquer maneira a mensagem de religiosidade continuará a ser propagada independente das adversidades. Do mesmo modo que ocorreu neste ano, quando a cidade mostrou que a fé são-roquense não se abala nem diante de uma pandemia.