11/08/2020 às 21h42min - Atualizada em 11/08/2020 às 21h43min

Veja quais são as vacinas contra a Covid-19 que estão em última fase de testes ao redor do mundo

Até o momento, seis vacinas chegaram ao último passo do desenvolvimento

- Foto: Reprodução / Internet
Fonte: Portal G1

Especialistas ao redor do mundo desenvolvem mais de 166 vacinas para o coronavírus. Dessas, ao menos 30 seguem em fase de testes clínicos, ou seja, conduzidas em seres humanos, mas somente 6 estão na última fase de testes, a 3. Os dados são de um documento da Organização Mundial da Saúde (OMS) atualizado em 10 de agosto, que inclui a vacina russa na Fase 1 (Veja o caso abaixo).

De acordo com informações do Portal G1, nesta terça-feira (11), a Rússia divulgou que se tornou o primeiro a registrar uma vacina contra a Covid-19.

Até agora, são os países que chegaram ao último passo do desenvolvimento da vacina, a Fase 3: Reino Unido, China, Estados Unidos e Alemanha. Veja quais são as vacinas nesta etapa:

Sinovac (China) Instituto Biológico de Wuhan/Sinopharm (China) Instituto Biológico de Pequim/Sinopharm (China) Oxford/AstraZeneca (Reino Unido) Moderna/NIAID (EUA) BioNTech/Fosun Pharma/Pfizer (Alemanha e EUA)

A Rússia e o Reino Unido têm mais uma vacina cada em desenvolvimento, ambas na fase 1, assim como a China (4 outras candidatas), Alemanha (1 candidata na fase 1) e os EUA (2 outras vacinas e mais uma terceira em parceria com Taiwan).

Outros países que desenvolvem vacinas que já estão sendo testadas em humanos, porém nos estágios iniciais, são a Índia, com três candidatas nas fases 1 e 2; Japão, Singapura e Bélgica, com uma vacina cada entre as fases 1 e 2; e Austrália, cuja vacina acabou de entrar na fase 1.

Há também mais duas pesquisas realizadas em cooperação internacional, com mais de um país responsável pela imunização, comandadas pelo Instituto Internacional de Vacinas, na Coreia do Sul, e organizada pela ONU.

O teste clínico é formado por três fases. A Fase 3 é a última etapa e – em tese – é apenas depois dela que o imunizante pode ou não ser licenciado e, por fim, aprovado para a comercialização.

Ainda que este processo seja necessário, a Rússia se tornou o primeiro país a anunciar o registro de uma vacina contra o coronavírus, da qual poucos detalhes foram divulgados.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.