03/10/2014 às 13h26min - Atualizada em 03/10/2014 às 13h26min

Juiz Eleitoral fala sobre as eleições em São Roque e Região

Da Redação: Rafael Barbosa - Imagem: Reprodução Internet
Da Redação: Rafael Barbosa - Imagem: Reprodução Internet

As Eleições 2014 finalmente chegaram. No dia 05 de outubro, domingo,  a população começa a escolher os governantes do país pelos próximos quatro anos. Será uma verdadeira festa da democracia. Para falar um pouco sobre o assunto, estivemos no gabinete do Juiz Eleitoral da 131 Zona Eleitoral de São Roque, Flávio Roberto de Carvalho, para conversar sobre os preparativos para o processo eleitoral na cidade e o que não será permitido no dia da votação

Sobre as Preparações do município

São Roque tem uma grande responsabilidade nas eleições da região, já que toda a apuração realizada nas cidades de Mairinque, Alumínio e Araçariguama é realizada no município. Isto acontece porque estas cidades não contam com uma Zona Eleitoral, essa situação deve mudar no futuro.  “As cidades já têm o total de eleitores necessário, mas a instalação de uma Zona Eleitoral depende do TSE, que tem uma política especifica quando a isso”, completa o Juiz Eleitoral.

Mesmo tento que lidar com situações ocorridas nas quatro cidades, Dr. Flávio afirma que a grande maioria das ocorrências eleitorais já foram resolvidas e que São Roque e as outras cidades estão prontas para receber as eleições de 2014.

Todas as autoridades já estão preparadas e um grande trabalho de segurança foi montado pelas autoridades para o dia da eleição. “No dia da eleição nós teremos policiamento. Haverá muitos policiais na rua e toda a guarda municipal, e polícia militar das cidades estarão patrulhando os municípios”, afirma o magistrado, ao comentar que todas as autoridades já receberam orientações de como proceder com os diversos tipos de ocorrências que possam vir a acontecer no dia.

O que é proibido no dia das Eleições

O Juiz Eleitoral afirma que todo crime eleitoral será rigorosamente combatido na hora da votação, especialmente as chamadas “bocas de urna”. Dr. Flávio destaca que este crime eleitoral não se restringe apenas a distribuição de santinhos, abrangendo todo tipo de propaganda política. Carros adesivados parados por muito tempo nas seções de votação, distribuição de santinhos, carreatas, manifestações, dentre outras propagandas que circulem a partir das 10 horas de sábado serão combatidos pelas autoridades da cidade. “Boca de urna não será tolerada”, enfatiza o juiz,

Por parte do eleitor, foi destacado também que este não deve se manifestar a favor de um candidato dentro das seções eleitorais. Esta manifestação não é apenas verbal, usar camisetas, bonés, botons ou levar qualquer tipo de propaganda está proibido. “Você pode apoiar seu candidato, mas o local de votação não é lugar para isso”, completa o Juiz Flávio.

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.