20/07/2020 às 16h22min - Atualizada em 20/07/2020 às 17h01min

Cientistas anunciam que vacinas desenvolvidas no Reino Unido e na China são seguras e induzem resposta imune

O anúncio de ambos os pesquisadores ocorreu nesta segunda-feira (20)

- Foto: Dado Ruvic / Reuters
Fonte: Portal G1

As vacinas da Universidade de Oxford e da CanSino Biologics, a primeira desenvolvida no Reino Unido e a segunda na China com o intuito de conter a Covid-19, foram anunciadas nesta segunda-feira (20), como vacinas seguras e que induziram resposta imune, de acordo com o que apontam testes preliminares.

Vacina de Oxford

A vacina da Universidade de Oxford, no Reino Unido, é a mais adiantada das que estão em pesquisa, segundo a OMS - Oraganização Mundial da Saúde. Ela apresenta resultados que se referem às duas primeiras fases de testes da imunização e que já eram esperados pelos pesquisadores.

No entanto, a pesquisa ainda não permite concluir se realmente uma pessoa exposta ao Sars-Cov-2 fica imune com a vacina. A fase 3, última dos testes, ainda está em andamento no Brasil e em outros países e, ela é que vai constatar se existe eficácia em uma grande quantidade de pessoas.

A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) afirmou que, se tudo der certo, o imunizante poderá ter seu registro liberado em junho de 2021.

Vacina da CanSino Biologics

A vacina da chinesa CanSino Biologics teve seus resultados publicados na revista científica The Lancet e, ainda de acordo com o G1, refere-se à fase 2 de estudos da vacina, que envolveu testes em 500 pessoas em Wuhan, epicentro inicial da pandemia do coronavírus. A pesquisa teve como objetivo principal avaliar a resposta imune e a segurança para determinar a dose mais adequada para a fase 3, última dos testes, que já está em andamento.

Os autores deste estudo dizem que é necessário lembrar que nenhum participante teve exposição ao vírus Sars-CoV-2 depois de ter sido vacinado. Sendo assim, não é possível determinar se essa candidata à vacina oferece proteção contra a contaminação por coronavírus no ambiente.

Assim como a de Oxford, a terceira fase de testes da vacina chinesa será fundamental para comprovar se o imunizante protege de maneira efetiva contra a infecção por Sars-CoV-2 em um grupo mais amplo de toda a população.

Distribuição leva tempo

É muito importante lembrar que as vacinas, mesmo que avançadas em relação às outras, ainda levarão tempo até terem seus testes finalizados, para que finalmente possam entrar em circulação e atender à demanda mundial contra este vírus que assombra a todos desde o fim do ano passado.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.