14/07/2020 às 15h28min - Atualizada em 14/07/2020 às 15h29min

Monitoramento de saturação pode impedir agravamento de Covid-19

Aparelho é capaz de ajudar, já que detecta problemas no sistema respiratório

- Foto: Reprodução / Getty Images
Fonte: CNN Brasil

Uma campanha da Sociedade Brasileira de Imunologia (SBI) está emitindo um alerta para a importância do monitoramento da oxigenação com a finalidade de evitar mortalidade e internações de pacientes diagnosticados com coronavírus. De acordo com informações da CNN Brasil, o oxímetro pode ajudar no salvamento de vidas, já que possui a capacidade de detectar problemas no sistema respiratório, ainda que a pessoa não esteja com falta de ar.

O paciente, em alguns casos da doença, pode não sentir falta de ar, mas sim queda na oxigenação, o que faz com que aconteça uma busca por atendimento apenas quando já está em estágio avançado dos efeitos do vírus.

O presidente da SBI, Clovis Arns da Cunha, declarou, em entrevista à CNN, que o baixo teor de oxigênio no sangue (hipóxia) causa falta de ar quando está associada a outras doenças respiratórias, mas que, no caso da Covid-19, isso não acontece.

“Aprendemos nesses seis meses dessa doença nova que muitos dos pacientes que têm hipóxia grave – a ponto de chegar muito mal aos hospitais ou até falecer em casa – não têm falta de ar. Isso nós chamamos de hipóxia silenciosa”, esclareceu ele, que recomenda o acompanhamento da oxigenação apenas para pacientes com sintomas ou diagnóstico do novo coronavírus.

Ainda segundo a CNN, mais de 70% dos óbitos por Covid-19, nos Estados Unidos e na Europa, ocorreram fora das UTIs, o que indica que uma quantia delas se originou na hipóxia silenciosa – que possui como característica não mostrar sintomas perceptíveis. Deste modo, adequar o nível de oxigênio no sangue poderia colaborar no diagnóstico precoce de casos graves e ajudar no salvamento de vidas.

Conforme explica o especialista, isso tem ocorrido, em média, no sétimo dia do início dos sintomas da Covid-19. “Essa é a média, mas a grande maioria vai apresentar entre o quinto e o nono dia. Então vejam a parte prática: se o paciente não sente falta de ar, como vai saber que está com hipóxia? Apenas usando o aparelho de oximetria digital”, afirmou.

Na medição, realizada em poucos segundos com o aparelho colocado no dedo indicador, o habitual é que a oxigenação esteja em 95% ou mais. Abaixo de 95%, a pessoa deve passar por uma avaliação médica e exames, considerando também uma tomografia de tórax e gasometria arterial.

Além do mais, a maioria dos pacientes diagnosticados com Covid-19 que apresenta baixo nível de oxigenação irá necessitar de internação, de acordo o presidente da SBI. Ele destaca que o tratamento tem a finalidade de oferecer oxigênio, realizar a administração de medicamentos e tratar a doença de base do paciente – que pode ser diabetes ou qualquer comorbidade que provoque mais risco em casos de coronavírus.

“Com isso, a medicina consegue salvar vidas. Por isso, estamos chamando a atenção para que pacientes que tenham Covid-19 sejam monitorados com o oxímetro”, finalizou.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.