10/07/2020 às 21h41min - Atualizada em 10/07/2020 às 21h41min

Sorocaba decide manter comércio fechado na fase vermelha de flexibilização comercial

Cidade conta com 94,7% de ocupação em leitos de UTI

Fonte / imagem: Portal G1

Sorocaba vai manter o município na fase vermelha de flexibilização, que permite apenas o funcionamento de atividades essenciais, apesar da nova atualização do Plano São Paulo colocar a região na fase 2 (bandeira laranja) o que permite a abertura de alguns setores comerciais. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (10) pela prefeita de Sorocaba, Jaqueline Coutinho, que argumentou que a cidade vai usar a autonomia prevista em lei para manter maior rigidez na abertura do comércio.

"Seria uma irresponsabilidade, uma incongruência diante da saturação da taxa de ocupação de leitos de enfermaria e UTI, nós abrirmos as atividades econômicas de forma que a proliferação da doença poderia se alastrar", disse.

Segundo ela, hoje 10 pacientes com coronavírus aguardam leitos de UTI na rede pública, mesmo após a cidade ganhar 25 vagas nos últimos dias, quadro que mostra a situação difícil do município, que registrou nesta sexta um novo recorde do número de casos confirmados de coronavírus. Foram registrados 871 casos nas últimas 24 horas.

Segundo dados divulgados nesta sexta, houve uma piora no índice de ocupação dos leitos de UTI, sendo que dos 95 leitos para adultos que a cidade tem nos três hospitais públicos, 90 estão ocupados, um índice de 94,7%.

"Não vejo previsão de mudança nos próximos 10, 15 dias", disse ocoordenador do Comitê de Enfrentamento ao Novo Coronavírus, Fernando Brum. O profissional afirmou que o cenário de evolução da pandemia na cidade não dá margem para uma mudança na situação da flexibilização do comércio.

A prefeitura de Votorantim, município vizinho, também decidiu manter a cidade na fase vermelha.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.