10/07/2020 às 13h26min - Atualizada em 10/07/2020 às 13h37min

São Roque e cidades da região de Sorocaba voltam para fase Laranja do Plano São Paulo

Região deixa a fase vermelha

- Foto: Reprodução / internet
Da Redação: Rafael Barbosa

A região de Sorocaba, da qual São Roque, Mairinque, Ibiúna, Araçariguama e Alumínio fazem parte, voltou para a Fase 2 (bandeira laranja) do Plano São Paulo, indicando que toda a região poderá flexibilizar novamente sua atividade comercial. A notícia foi divulgada durante coletiva realizada pelo Governo do Estado de São Paulo no início da tarde desta sexta-feira (10).

A fase 2 do Plano São Paulo (bandeira laranja) permite a abertura com restrições de imobiliárias, concessionárias, shoppings e comércios varejistas, que devem permanecer abertos por quatro horas diárias ou por seis horas se estiverem fechados em três dias da semana, além de terem de respeitar uma série de exigências sanitárias para a não disseminação do coronavírus. A expectativa é que os comércios da região já possam voltar as suas atividades da segunda-feira (13) com autorizações expedidas por decretos municipais.

O Jornal da Economia já tinha divulgado uma análise na semana passada mostrando a melhora nos dados de enfrentamento ao coronavírus da região, indicando que a volta à fase 2 do Plano São Paulo deveria ocorrer. Segundo os últimos dados do governo estadual os índices voltaram a evoluir nesta semana em relação a semana passada, principalmente no que diz respeito a variação de casos.

A categoria era o grande “calcanhar de Aquiles” da região e um dos grandes responsáveis pela regressão para a bandeira vermelha do Plano São Paulo, há duas semanas. Desde a regressão a classificação foi melhorando passando de 2.68 (bandeira vermelha), para 1.23 (bandeira amarela) e agora para 0.72 (bandeira verde). A variação de óbitos também sofreu uma nova melhoria, passando de 1.03 (bandeira laranja) para 0.88 (bandeira amarela). 

Os demais índices de classificações tiveram leves quedas (o que é positivo) mas se mantiveram nos mesmos patamares, com uma ocupação de leitos de UTI de 74% (bandeira Laranja), ocupação de leitos covid por 100 mil habitantes de 9.6 (bandeira verde) e variação de internações de 1.05 (bandeira laranja).

Indices de melhora que seguem constantes e que futuramente, se forem mantidos e melhorados, podem levar toda a região para uma fase ainda mais branda de flexibilização, já que a fase 3 (bandeira amarela) permite abertura de bares, restaurantes, barbeiros e salões de beleza.

Melhorias que se refletem também nas demais regiões do Estado, que tiveram uma expressiva melhora em relação a semana passada. Ao contrário das últimas semanas, onde as regiões com bandeiras vermelhas somente aumentavam em todo o estado, nesta semana tivemos um grande número de zonas voltando a bandeira laranja, que agora representa a maior parte do estado em termos de flexibilização comercial. Confira o mapa da evolução do Plano São Paulo Abaixo. 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.