08/07/2020 às 12h21min - Atualizada em 08/07/2020 às 13h38min

Rescisão de contrato com OS gera confusão no PA de Araçariguama

Prefeitura se pronunciou sobre o caso

Fonte / Imagem: Gazeta de Araçariguama

A Prefeitura de Araçariguama rescindiu o contrato com a Organização Social Mãos Amigas, responsável pela administração do Pronto atendimento do Município, gerando uma grande confusão no atendimento de saúde araçariguamense. A OS teria sido foi informada sobre a rescisão unilateral do seu contrato na sexta-feira (03), com o prazo de que os funcionarios deixassem as dependências do PA até a manhã de quarta-feira (08).

A situação porém causou um grande mal-estar, fazendo com que os profissionais ficassem do lado de fora da Pronto Atendimento esperando esclarecimentos quanto a sua situação, visto que a troca de administração de OS pode afetar o emprego de cerca de 115 profissionais que atuam no sistema de saúde municipal, como o PA, Ame e UBSs.

A troca de administração também gerou confusão com relação ao atendimento no Pronto Atendimento, visto que apesar do desligamento com a OS, os profissionais contratados pela organização ainda precisaram ficar no local para manter o corpo clinico necessário para atender a população.

Prefeitura fala sobre o caso

Em contato com a Prefeitura de Araçariguama, o Jornal da Economia foi informado que a Organização Social IVS está assumindo o Pronto Atendimento de Araçariguama. o governo municipal informou que a saída da Organização Social Mãos Amigas se deu dentro de todos os tramites e processos legais e que ocorreu devido ao parcial não cumprimento ou cumprimento irregular das cláusulas contratuais relativas às prestações de contas dos meses de dezembro de 2019 e janeiro, fevereiro e março de 2020”.

“A fiscalização apontou o fornecimento de remédios na Farmácia do Povo que está prejudicado com constantes faltas de medicamentos e reclamações dos munícipes usuários. A OS Mãos Amigas também efetuou gastos de manutenção de sua sede em Santos com recursos recebidos da Prefeitura de Araçariguama e a folha de pagamento de funcionários que trabalham na referida sede administrativa de Santos, também são realizados com recursos de nossa cidade. Também foi constatada a ausência de prestação de contas ou prestação de contas precárias e a existências de pagamentos indevidos à empresas e serviços não prestados”, afirmou a administração municipal.

A prefeitura afirma que o encerramento não ocasionou qualquer interrupção ou prejuízo no atendimento e serviços prestados no Pronto Atendimento, sendo que o corpo operacional de todo o sistema de Saúde Municipal continua atendendo de forma normal.

“Em relação aos profissionais que prestam serviços à OS Mãos Amigas, foi manifestada pela nova administradora da Saúde Municipal, o interesse de ficar com TODO O EFETIVO que já atuava na área. Alguns aceitaram e continuaram, outros rejeitaram a proposta e optaram, por livre e espontânea vontade, se desligarem do quadro de servidores”, concluiu a prefeitura.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.