08/07/2020 às 10h12min - Atualizada em 08/07/2020 às 19h58min

4 dicas de como criar cômodos multifuncionais na sua casa

Transforme e maximize a funcionalidade de cada canto da sua casa com essas ideias.

Assessoria de Imprensa Foto: Gorodenkoff / Shutterstock

É possível observar os reflexos dessa nova era que estamos vivendo devido à pandemia em cada aspecto de nossas vidas. Nossa forma de conviver, de se alimentar e até mesmo de pensar estão sendo transformadas dia após dia e isso certamente tem um impacto no nosso cotidiano dentro de casa.

 

Com o isolamento social, estamos cada vez mais fazendo adaptações e experimentando ideias para otimizar essa longa permanência em casa. Seja por intuição, necessidade ou lendo artigos como esse, acabamos criando ambientes multifuncionais para nossos lares.

 

Mas que são ambientes multifuncionais?

 

Tendência para quem mora em ambientes menores, como apartamentos, os ambientes multifuncionais nada mais são do que a junção de dois ou mais ambientes em um mesmo espaço. A adaptação se dá com o objetivo de ganhar ou otimizar espaços, aumentando a produtividade e a qualidade de vida dos moradores.

 

Mas às vezes, por mais que a gente invista em mudanças dentro de casa, simplesmente não é mais aquele espaço. Para quem está buscando um novo imóvel e deseja pagar com tranquilidade, existem diversas opções de simulador de financiamento imobiliário disponíveis no mercado. De qualquer forma, veja abaixo alguns caminhos!

 

1. Home office + sala de estar

 

Talvez a opção mais popular de multifuncionalidade nos dias de hoje, a junção se deve ao fato de que muitas pessoas tem executado suas funções profissionais no aconchego do próprio lar. Em um primeiro momento, muitas pessoas improvisam esse espaço trabalhando no sofá ou na mesa de jantar.

 

Em poucos dias, se vê a necessidade da transformação. Uma cadeira apropriada, um espaço que é aberto para a colocação de uma mesa de escritório e iluminação exclusiva para aquele canto da sala, como uma luminária direcionada para suas mãos ou um abajur com luz amarela. Uma dica é posicionar sua cadeira sempre de costas ou ao lado da TV. Dessa forma você se distrai menos e aumenta sua produtividade ao longo do dia!

 

2. Quarto de visitas + Home Theater

 

Quando existe a disponibilidade, um quarto a mais é um grande coringa na vida de qualquer família. Além de poder se transformar em um escritório com maior privacidade, o ambiente pode abrigar duas funcionalidades não-conflitantes ao mesmo tempo.

 

Ao mesmo tempo que uma cama com um pequeno guarda-roupa ou estante pode servir como espaço para eventuais hóspedes, uma outra parede pode ser inteiramente dedicada aos seus filmes e séries favoritos. E mais! Suas visitas poderão desfrutar do seu cineminha particular sempre que passarem uns dias na sua casa. :)

 

3. Sala de jantar + Cozinha

 

Outro clássico da multifuncionalidade e popular bem antes de qualquer situação que estamos vivendo agora, a mistura entre cozinha e sala de jantar sempre foi uma combinação ideal pela função relacionada que ambos os ambientes oferecem.

 

Embora sejam raras as cozinhas com espaço suficiente para abrigar uma mesa de 6 ou 8 lugares, ambientes mais quadrados que retangulares tendem a permitir mesas redondas de 4 e até 6 lugares. Uma forma de aproveitar melhor o espaço é posicionando uma mesa retangular próxima à parede com bancos largos que podem ser facilmente guardados sob a mesa para quando não estão sendo utilizados.

 

4. Varanda (ou lavanderia) + Horta Vertical

 

Não são todos os imóveis que dispõem de uma varanda, é verdade. Mas quando existe a possibilidade se utilizar melhor esse espaço, a implantação (perdoe o trocadilho) de uma horta vertical na parede é muito bem-vinda! Com o isolamento social e as idas pouco frequentes ao mercado, é uma boa pedida cultivar os próprios temperos onde há maior incidência de luz solar.

 

Para aqueles que não podem contar com essa extensão da sala, as lavanderias são uma ótima alternativa para abrigar sua hortinha já que geralmente são posicionadas de forma a receber o sol com mais frequência.

 

Encontre formas de otimizar seu ambiente de acordo com as suas necessidades, divirta-se durante o processo e boa sorte em seus novos  projetos!


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.