06/07/2020 às 19h18min - Atualizada em 06/07/2020 às 19h33min

Nova gasolina chega aos postos do Brasil a partir do mês de agosto

Combustível será mais caro, mas tornará veículos mais econômicos

- Foto: Getty Images
Fonte: Portal G1 / Globo Esporte

A gasolina comercializada no Brasil deverá seguir novas especificações determinadas pela Agência Nacional do Petróleo (ANP), que regula o setor. As alterações valem para a gasolina tipo C (comum) e premium, aquela indicada pelas fabricantes de carros esportivos.

De acordo com informações do Globo Esporte, na prática, o combustível terá uma qualidade melhor e tornará os carros mais eficientes, diminuindo o consumo de combustível e as emissões de poluentes.

Entretanto, o litro da gasolina custará mais dinheiro, segundo a Petrobras. Até o momento, não existe uma estimativa de qual será o aumento. “Em termos finais de custo, acreditamos que será mais positivo, porque poderá rodar mais com menos”, disse Anelise Lara, diretora da Petrobras durante uma transmissão da Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA).

Portanto, isso significa que, apesar de o motorista pagar mais pelo combustível, o carro andará mais quilômetros com um litro de gasolina.

Segundo Everton Lopes, mentor de tecnologia em energia da SAE Brasil (Sociedade de Engenheiros da Mobilidade), o progresso no consumo do veículo vai compensar o custo mais elevado para abastecer. “Há previsões de que os veículos devem ter a performance melhorada, chegando a 3% ou 4% (na economia de combustível)”, afirmou.

Além do mais, a inovação da gasolina ainda deve ajudar na redução de emissões.

“Cada litro consumido gera uma quantidade de CO2. E, com 4% menos consumo, as emissões também caem 4%”, concluiu.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.