30/06/2020 às 16h23min - Atualizada em 30/06/2020 às 16h23min

Especialista esclarece se o uso das máscaras pode causar deformidades estéticas no nariz e nas orelhas

Será que máscaras podem fazer com que as nossas orelhas e narizes fiquem lesados?

O mais novo acessório do brasileiro tem causado preocupações estéticas! As máscaras de proteção respiratórias são fundamentais e indispensáveis para nos prevenir do contágio do novo Coronavírus, sendo o seu uso obrigado por lei. Mas será que elas podem fazer com que as nossas orelhas e narizes fiquem lesados?

Para algumas pessoas, como a jornalista Juliana Ferraz e a empresária Karin Benestante, que usam diariamente as máscaras respiratórias, existe um desconforto e incomodo que as fazem acreditar que os elásticos e as amarras deixarão suas orelhas em formato de "abano", além de entortar o nariz.

"Achata o meu nariz e ele fica até com a pontinha para baixo quando eu tiro a máscara. Principalmente quando ela é com elástico", comenta Juliana, que por conta da sua rotina profissional em uma agência de comunicação, passa o dia todo de máscara. A sua impressão é tamanha, que ao retirar a máscara e sentir que seu nariz está torto, ela tenta remodelá-lo com os dedos para que ele volte ao normal. "Uso as mãos para elevar a pontinha do meu nariz para cima, tentando remodelá-lo e aparentemente resolve", diz, rindo.

De acordo com o cirurgião plástico, Arthur Barros, o nariz é constituído de osso no terço superior e de cartilagens nos 2/3 inferiores. Essas cartilagens têm ma capacidade de receber a pressão e retornar a mesma posição, não promovendo deformação nasal. "O único inconveniente é que a pressão no nariz pode, muitas vezes, piorar problemas valvulares do órgão e dificultar mais a respiração durante o uso da máscara. Mas não determina " deformação ", esclarece o especialista membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, do American Society of Plastic Surgery e da International Society of Aesthetic Plastic Surgery. 

Não são todas as pessoas que temem a deformação nasal, porém quando se trata da orelha, o número daquelas que têm receio de ficar com as orelhas em formato de abano é maior. Ao perceber um desconforto após o uso das máscaras, Karin procurou por modelos que não a incomodassem tanto, os quais ela também julga não prejudicar o formato de suas orelhas. "Hoje, uso um modelo de malha confortável, que acredito que não deixará minhas orelhas em formato de abano de maneira permanente. Mas observo que algumas pessoas usam o elástico apertado, menor que o ideal, deixando suas orelhas para frente", comenta.

Para nos deixar menos preocupados, o cirurgião esclarece que o uso da máscara não causa o surgimento das orelhas de abano, apenas torna a sua presença  um pouco mais visível para aqueles pacientes que já possuem orelhas de abano em grau menor. "A cartilagem da orelha só é moldável até os primeiros dias após o nascimento, portanto não muda de aspecto com a tração do elástico", salienta.

Mesmo em casos extremos como os profissionais de saúde têm enfrentando, o cirurgião plástico diz que não há riscos das máscaras e equipamentos causarem deformidades. "As marcas e manchas que podem aparecer, por conta dos machucados causados pelo atrito da máscara com a pele e a constante pressão, em um uso de até 12 horas de plantão, são, geralmente, de caráter temporário. Não causam deformidades no nariz ou nas orelhas permanentes", finaliza Arthur.

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.