30/06/2020 às 14h42min - Atualizada em 30/06/2020 às 14h48min

Com a pandemia da Covid-19, vendas online mais que dobram (137,35%) em maio, ante mesmo mês do ano passado, revela o índice MCC-ENET

O faturamento do setor no mesmo período também dobrou, com alta de 127,77%. O levantamento apresenta novo recorde: em abril, a participação do e-commerce no varejo (11,1%) supera todos os índices históricos, até mesmo na Black Friday

Assessoria de Imprensa Foto: Pixabay

O e-commerce brasileiro é um dos poucos setores da economia que apresenta grande expansão durante a pandemia do coronavírus. As vendas online mais que dobraram (137,35%) ao comparar maio de 2020 com o mesmo período do ano passado. O faturamento do setor, no mesmo período, seguiu essa tendência, com alta de 127,77%. Os dados são do índice MCC-ENET, desenvolvido pelo Comitê de Métricas da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net) em parceria com o Movimento Compre & Confie.
 

Essa edição da pesquisa apresenta novo recorde: o índice de participação do comércio eletrônico no varejo (11,1%), em abril, superando todos os índices históricos, mesmo em períodos de Black Friday.
 

"O mês de maio mostrou de forma mais acentuada os impactos do Covi-19 no varejo brasileiro. Os números comprovam que tivemos uma grande mudança no comportamento dos consumidores, com migração de compras para o comércio eletrônico. Algumas das tendências que aconteceriam apenas daqui alguns anos foram antecipadas para o momento presente como, por exemplo, o forte crescimento das vendas de categorias de bens não-duráveis, saúde e até mesmo produtos perecíveis.", afirma André Dias, coordenador do Comitê de Métricas da camara-e.net e diretor executivo do Compre & Confie.
 

Vendas online
 

A métrica de vendas online, maio ante abril, também teve expansão: 29,65%. No acumulado do ano, a variação continua positiva: 72,99%.
 

Na composição regional, em maio desse ano frente ao mesmo mês de 2019, o Nordeste lidera o ranking com alta de 165,77%. Na sequência, apareceram: Sudeste (145,39%), Norte (142,04%), Centro-Oeste (109,38%) e Sul (89,49%). Já no acumulado do ano, a configuração ficou da seguinte forma: Nordeste (93,73%), Norte (79,78%), Sudeste (72,57%), Centro-Oeste (68,33%) e Sul (57,89%).
 

Faturamento


O faturamento do segmento também contou com bons resultados. Ao avaliar maio ante abril, o crescimento foi de 30,55%. No acumulado do ano, a variação positiva foi de 66,62%.

Por região, a comparação do faturamento em maio de 2020, em relação ao mesmo período do ano anterior, ficou da seguinte forma: Nordeste (158,32%), Sudeste (133,59%), Norte (133,47%), Centro-Oeste (106,13%) e Sul (82,69%). No acumulado do ano, a configuração foi essa: Nordeste (94,59%), Norte (66,96%), Sudeste (65,24%), Centro-Oeste (54,78%) e Sul (49,50%).

 

Participação do e-commerce no comércio varejista
 

Com índice histórico, em abril de 2020, o e-commerce representou 11,1% do comércio varejista restrito (exceto veículos, peças e materiais de construção). No acumulado dos últimos 12 meses, nota-se que a participação do e-commerce no comércio varejista corresponde a 6,5%. Vale destacar que esse indicador foi feito a partir da última Pesquisa Mensal do Comércio do IBGE, divulgado no dia 16 de junho.
 

Categorias
 

A composição de compras realizadas pela internet, por segmentos, em abril, ficou da seguinte forma: equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (39,2%); móveis e eletrodomésticos (23,5%); e tecidos, vestuário e calçados (13,4%). Na sequência, outros artigos de usos pessoal e doméstico (10,6%); artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (8,5%); hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (2,8%); e, por último, livros, jornais, revistas e papelaria (2%). Esse indicador também segue a Pesquisa Mensal do Comércio do IBGE.
 

Consumidores Online
 

O MCC-ENET revela também que, no primeiro trimestre do ano de 2020, 12,3% dos internautas brasileiros realizaram ao menos uma compra online. Observa-se uma queda de 1,4p.p. em relação ao trimestre anterior (13,7%). Já na comparação com o mesmo período em 2019 (10,1%), houve crescimento de 2,2p.p.
 

Metodologia do MCC-ENET
 

Os índices mensais vêm da comparação dos dados do último mês vigente em relação ao período base (média de 2017). Para compor o índice, o Compre & Confie coleta 100% de todas as vendas reais de grande parte do mercado de e-commerce brasileiro, utilizando adicionalmente processos estatísticos para composição das informações do mercado total do comércio eletrônico brasileiro. Também são utilizadas informações dos indicadores econômicos nacionais do IBGE, IPEA e FGV.
 

O MCC-ENET traz uma visão completa a respeito do e-commerce no país a partir da análise das seguintes variáveis: percentual nacional e regional de vendas online, faturamento do setor e tíquete médio. Outras métricas analisadas mensalmente são participação mensal do e-commerce no comércio varejista e crescimento do setor no varejo restrito e ampliado, além da distribuição das vendas por categoria. Por último, a penetração de internautas que realizaram ao menos uma compra trimestralmente pela internet também está contemplada no índice.
 

Não estão contabilizados no MCC-ENET dados dos sites MercadoLivre, OLX e Webmotors, além do setor de viagens e turismo, anúncios e aplicativos de transportes e alimentação, pois ainda não são monitorados pelo Compre & Confie.
 

Clique aqui para acessar o estudo completo: http://www.mccenet.com.br/
 

O que é MCC-ENET -É o resultado de uma parceria formada entre o Compre & Confie e a Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net). O MCC-ENET é o primeiro indicador a fazer um acompanhamento sistematizado da evolução dos preços do varejo online brasileiro. Utilizando uma metodologia confiável e dados reais de vendas dos principais varejistas, é a principal referência como fonte de informações sobre o setor, tanto para as empresas, como para agentes do mercado e consumidores.
 

Sobre a camara-e.net - Fundada em 2001, a camara-e.net é a principal entidade brasileira multissetorial da América Latina e de maior representatividade da economia digital no País, formando consenso no setor perante os principais agentes públicos e privados, nacionais e internacionais e promovendo o desenvolvimento dos negócios online no Brasil. Em seu quadro de associados, a camara-e.net conta com os mais importantes players do comércio eletrônico, entre eles empresas de infraestrutura, mídias sociais, chaves públicas, meios de pagamento, seguros e e-banking. Mais informações: http://www.camara-e.net.
 

Sobre a Compre & Confie- O Compre & Confie é uma empresa do grupo ClearSale, referência em inteligência de mercado e líder no mercado antifraude para e-commerce. A companhia monitora vendas reais de grande parte do varejo digital brasileiro e tem o objetivo de gerar a maior rede de confiança online do Brasil por meio de produtos para varejistas (B2B) e consumidores (B2C).
 

Para os consumidores, a companhia oferece um serviço 100% gratuito por meio do aplicativo Compre& Confie. Com ele, é possível monitorar o uso do CPF nas compras realizadas no mercado online e notificar compras indevidas. Também é possível ter acesso a pesquisas de satisfação para avaliar a experiência de compra em lojas online e, a partir das respostas, receber cupons e concorrer a prêmios semanais.
 

Com foco no varejo, indústria e mídia, o Compre & Confie oferece uma metodologia de captura de dados de vendas online em tempo real para que seja possível acompanhar as vendas no comércio eletrônico de maneira muito precisa. Além disso, os varejistas online são beneficiados com um selo de reputação, obtido pela avaliação dos consumidores online.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.