26/06/2020 às 15h09min - Atualizada em 26/06/2020 às 15h24min

Variação de casos de Covid-19 colocou São Roque e região na Zona Vermelha do Plano São Paulo

Novos casos confirmados de coronavírus teve piora expressiva em toda a região

- Fotos: Divulgação

Com a divulgação do balanço desta sexta-feira (26) do Plano São Paulo conseguimos ter uma visão clara sobre quais motivos levaram a região de Sorocaba, da qual fazem parte São Roque, Mairinque, Alumínio, Ibiúna e Araçariguama, a regredirem para a fase 1 (bandeira vermelha) do Plano São Paulo.

O plano elaborado pelo governo estadual leva em consideração cinco critérios de combate a covid-19 para avaliar que regiões terão sua flexibilização comercial abrandada ou endurecida. São eles.

ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTIs); total de leitos por 100 mil habitantes; variação de novas internações, em comparação com a semana anterior; variação de novos casos confirmados, em comparação com a semana anterior; variação de novos óbitos confirmados, em comparação com a semana anterior.

Nossa reportagem já havia realizado um balanço destes critérios entre as semanas de 10 e 19 de junho, onde mostrava como a região tinha tipo piora de desempenho na maioria dos seus critérios.

Infelizmente o novo balanço mostra que a zona de Sorocaba teve pequenas variações em praticamente todos os índices em relação a semana passada, com exceção da variação de novos casos confirmados, que sofreu uma piora expressiva, passando de 0.84 (bandeira verde), para 2.68 (bandeira vermelha). Deste modo a piora neste quesito parece ter sido a grande responsável por levar São Roque e toda a sua região novamente para a pior fase de flexibilização comercial.

Com relação aos outros quesitos, a zona de Sorocaba passou de 75% para  75,5% na ocupação de leitos de UTI (mantendo a bandeira laranja), melhorou sua avaliação na disponibilidade de leitos COVID (mantendo a bandeira verde) ao passar de 7.7 para 8 e manteve as bandeiras laranja na variação de internações e óbitos passando respectivamente de 1.15 para 1.7 e 1.08 para 1,49. Veja o quadro completo de todas as regiões acima.

Deste modo o município e toda a região terão que lutar para diminuir a variação de casos, especialmente as cidades de Sorocaba e Campinas, que foram aconselhadas a fecharem seus centros comerciais ainda na bandeira laranja devido ao aumento do número de casos e a elevada taxa de leitos ocupados de UTI pra covid-19.

Somente melhorando a taxa de variação de casos e, claro, mantendo ou melhorando também os outros índices a zona de Sorocaba poderá reabrir parte de seus comércios.

Uma das saídas para diminuir a contaminação é aumentar o índice de isolamento social praticado nas cidades e que durante os dias de semana são é atingido,  somente melhora com  os 50% aos sábados e domingos.  


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.