25/06/2020 às 16h36min - Atualizada em 25/06/2020 às 16h36min

Microrganismos causados pela má higiene bucal podem agravar infeções como a Covid-19

Importância de cuidados vão além da simples prevenção da doença

- Fotos: Divulgação

As atenções com a higiene pessoal aumentaram com a aparição do novo Coronavírus, como a constante limpeza das mãos com água e sabão ou álcool gel 70%. Mas não são apenas elas que contam na prevenção da doença, sendo a saúde bucal importantíssima neste momento também.

Manter a limpeza dos dentes e da boca pode nos prevenir de diversas complicações. De acordo com a dentista Wanessa Zaroni, há fortes evidências científicas de que as pneumonias também são causadas pela aspiração de microrganismos encontrados na boca. “Esses microrganismos colonizam o dorso da língua e também os tecidos periodontais dos dentes mais posteriores, que são mais difíceis de higienizar. A aspiração entra pela cavidade bucal direto para o trato respiratório e quando há má higiene, ou mesmo a falha dos mecanismos de defesa do nosso corpo, causam doenças”.

Por isso, além de prevenir doenças pulmonares nos casos dos pacientes que já contraíram a Covid-19, cuidar da saúde bucal pode evitar complicações de outras infeções. “O estado de saúde do paciente que tenha contraído o novo Coronavírus pode ser agravado, caso sua higiene bucal não seja feita da maneira correta, com atenção especial para a língua e aos dentes molares”, alerta a especialista.

Realize uma boa escovação, assim como utilize o fio dental, mas antes de tudo, higienize muito bem as mãos, seguindo todas as normas determinadas pelos órgãos de saúde. “Recomenda-se iniciar a higiene bucal pelo uso do fio dental, seguido da escovação dental com escova de “cabeça” pequena e cerdas macias, de preferência de cor branca para facilitar a observação de sangramento gengival, e uso de creme dental que contenha flúor ou outros agentes terapêuticos específicos à necessidade de cada paciente, respaldada por recomendação profissional. Em seguida, deve-se realizar a higienização do dorso da língua, com higienizador específico ou mesmo a escova de cerdas macias. Adicionalmente, o profissional pode recomendar o uso de enxaguantes bucais (antissépticos bucais)”, orienta a especialista.

Caso surja uma situação de urgência e você precise ir até o dentista, verifique se ele está seguindo todas as medidas de segurança no atendimento de seus pacientes. Na Clínica Unique, em Sorocaba/SP, local no qual a dentista Wanessa atende, a equipe de saúde, desde o momento do agendamento, orienta os pacientes a virem desacompanhados, questionam sobre sintomas gripais ou contato com pessoas conhecidamente acometidas pela Covid-19, como também tem realizado um planejamento das consultas, a fim de evitar aglomerações de pessoas na sala de espera. Os intervalos entre as consultas estão maiores para que haja a correta, e ainda mais criteriosa, limpeza/desinfecção da sala clínica e a paramentação/desparamentação da equipe, que tem utilizado um maior número de EPIs necessários para o momento atual.

A pandemia nos reforça a importância de nos mantermos saudáveis, para que nosso sistema imunológico seja capaz de reagir bem a uma possível infecção. Então, valem todas as recomendações, assim como ter uma alimentação equilibrada evitando alimentos processados e, principalmente, ultraprocessados; praticar atividades físicas; usar máscara de proteção respiratória; lavar frequentemente as mãos; beber muita água, pois quando a mucosa da cavidade oral resseca, menor é a sua capacidade de proteção e, claro, realizar a higiene dos dentes e da boca de maneira sistemática para que todas as áreas da cavidade bucal sejam corretamente limpas, claro, seguindo, sempre, as recomendações do dentista.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.