Os casos de coronvírus registrados em São Roque dispararam em junho. Segundo os dados divulgados pelos Boletins epidemiológicos de São Roque, desde o decreto da quarentena, em 19 de março, até o dia 31 de maio, a cidade registrou 65 casos positivos de covid-19, porém desde o dia 1° de junho até o dia 21 do mesmo mês a cidade registrou 95 casos positivos, totalizando 160 casos até então. Neste domingo não foram registrados novos casos de covid-19, apenas um caso suspeito.
A cidade conta com 07 internações de pacientes com coronavírus e 02 pessoas com quadros suspeitos para o vírus, somando 09 internações em hospitais da cidade. Do total de internações, 04 ocorrem em enfermarias e 05 em UTIs.
O prefeito Claudio Góes já havia comentado sobre o aumento além das expectativas demonstrando preocupação com a escalada de casos diários na cidade, que vinha registrando uma média de um paciente novo por dia até maio, para chegar a cerca de quatro casos diários, se levarmos em consideração apenas os dados de junho até o momento.
A constante queda no isolamento social, acentuada pela flexibilização comercial que vigora desde o início do mês, parece ser um fator importante a ser considerado com relação ao aumento do número de casos em São Roque. Se levarmos em consideração a última semana de maio (excluindo o domingo), a cidade registrou uma média de 48% de isolamento social, número que caiu para 46% na primeira semana de flexibilização comercial e depois subiu para 47% na semana passada devido a adesão ao feriado de quinta-feira.
Embora a queda pareça pequena, é importante considera-la tendo-se em vista o número de habitantes da cidade. Com cerca de 90 mil habitantes, se 1% da população deixar de aderir ao distanciamento, teríamos aproximadamente 900 pessoas circulando pela cidade ao longo do dia, um quadro perigoso em uma época onde o país chega ao pico da contaminação pelo coronavírus.
Uma análise sobre o número de casos semanais também parece indicar que a queda no isolamento tem favorecido a transmissão do vírus. Entre os dias 24 a 31 (antes do isolamento) a cidade registrou 13 casos, enquanto que entre os dias 1 a 7 de junho (já no isolamento) este número saltou para 21, caindo para 19 entre os dias 08 e 14, e disparando nesta semana.
Entre os dias 15 e 21 a cidade registrou 55 casos, resultando na pior semana de São Roque em número positivo de casos desde o início da pandemia.
Números que podem piorar, visto que o ciclo de incubação do covid, faz com que a pessoa passe entre 5 e 14 dias até apresentar sintomas (se eles ocorrerem), o que significa que com duas semanas de flexibilização já tendo se passado, ainda poderemos sentir os efeitos dela no número de casos até o final do mês