05/06/2020 às 15h26min - Atualizada em 05/06/2020 às 15h43min

Polícia de São Roque realiza operação para desmantelar quadrilha de sequestradores

Operação 'Para-Raio' contou com o apoio de policiais das delegacias de Ibiúna, Mairinque, Araçariguama e do Grupo de Operações Especiais – GOE, bem como de policiais da Seccional de Sorocaba

- Fotos: Divulgação / Polícia Civil
Da Redação: Rafael Barbosa

A Polícia Civil de São Roque realizou nesta quarta-feira (04) uma ação com o objetivo de capturar os integrantes de uma organização criminosa que vinha realizando sequestros em São Roque e região. A operação “Para-Raio” buscou cumprir pedidos de prisão temporária e busca e apreensão em 19 locais de cinco cidades, em uma ampla ação que contou com o apoio de policiais das delegacias de Ibiúna, Mairinque, Araçariguama e do Grupo de Operações Especiais – GOE, bem como de policiais da Seccional de Sorocaba.

Segundo as autoridades são-roquenses, a iniciativa é o resultado de uma ampla investigação sobre uma série de roubos ocorridos na cidade e região, praticados por criminosos armados que sequestravam e torturavam as vítimas com ameaças de morte, sendo que algumas pessoas chegaram a ficar em poder dos criminosos por cerca de nove horas.  

“Iniciaram-se investigações visando o esclarecimento dos fatos e as respectivas autorias, onde verificou-se tratar de uma Associação Criminosa composta de, no mínimo, 5 integrantes. Eles realizavam os crimes arrebatando as vítimas e as levavam até um cativeiro na área rural de Cotia, onde permaneciam com sua liberdade restringida sob vigia de alguns ladrões, enquanto outros saiam para realizar saques e compras com os cartões bancários e documentos das vítimas”, informou a Polícia Civil a esta reportagem.

Após investigações promovidas pela Delegacia de São Roque, foram identificados cinco suspeitos e assim a operação "Para-Raio" foi idealizada para capturar os integrantes e desmantelar a quadrilha. O cumprimento simultâneo dos mandados de busca e apreensão e as prisões ocorreu nas cidades de Santos, Diadema, Itapevi, Cotia, Carapicuíba e Santana de Parnaíba, resultando na localização e captura de dois dos acusados de integrarem a organização criminosa.

“Em decorrência dos cumprimentos dos mandados de busca, houve a prisão em flagrante de outros dois criminosos por tráfico ilícito de entorpecentes e posse irregular de arma de fogo, havendo ainda a captura de um criminoso procurado, condenado pelo crime de extorsão mediante sequestro”, completou as autoridades sobre os resultados da ação.

Dois acusados de participarem da quadrilha e de roubos em São Roque não foram localizados durante a operação e continuam a ser procurados pelas autoridades. Eles seriam os responsáveis pelo roubo de um BMW/X1, ocorrido na cidade de Mairinque no dia 01 de maio e cujo corpo da vítima foi localizado no dia 03 de maio, na cidade de Cotia.

A vítima, identificada como Nelson Quaini (66 anos), foi encontrada na Estrada das Piteiras, no bairro das Pitas, próximo ao Portal da Roselândia, por um motorista que trafegava pelo local e visualizou às margens da via o que parecia um corpo parcialmente coberto por entulhos. As autoridades foram acionadas e o corpo do idoso foi reconhecido por familiares no mesmo dia, sendo que o veículo foi encontrado posteriormente.

“As investigações prosseguem visando a localização dos demais autores dos delitos”, informou a Polícia Civil de São Roque.

Local onde corpo de Nelson Quaini foi encontrado (Fotos: Viva Cotia)


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.