03/06/2020 às 18h07min - Atualizada em 03/06/2020 às 18h17min

Familiares exigem explicação sobre morte de recém-nascido na Santa Casa

Santa Casa informou que todas as informações disponíveis foram dadas a família da criança

Familiares de um bebé recém-nascido exigem explicações sobre a morte da criança, que teria falecido após o parto, ocorrido na madrugada desta quarta-feira (03) na Santa Casa de São Roque. Em entrevista à Radio Coluna, uma família contou que a mãe da criança tem 24 anos e passou por um período de gestação sem complicações, realizando o pré-natal em um Posto de Saúde da Vila Amaral, sendo que a última consulta ocorreu na terça-feira (02), onde após relatar dores, foi orientada pela médica para procurar a Santa Casa pois os incômodos seriam casos de contração pois a criança estaria perto de nascer.

Ao chegar a irmandade a mãe foi atendida e após realização de exames foi informada que o bebê estava bem, mas que ainda não estava na hora de ter a criança, embora o parto devesse ocorrer em breve.

De volta a casa, ela começou a passar mal novamente durante a madrugada e voltou a Santa Casa, onde foi atendida pelo mesmo médico que havia realizado a consulta anterior e que lhe informou que havia iniciado o trabalho de parto, que seria feito normalmente.

A mãe foi internada, porém devido a um aumento de pressão uma cesariana seria feita. Quando ocorreu o parto, a criança teria sido mostrada a mãe e levada do quarto, porém pouco tempo depois o pai foi informado que a criança tinha falecido.

Uma familiar da mãe informou que viu o corpo da criança e que o mesmo apresentava algumas escoriações na cabeça e nos dois ombros. Ao questionar o médico sobre o que havia ocorrido, ela teria sido informada que o bebê já estaria morto na barriga da mãe, porém foi rebatido pela mulher, que informou que a mãe havia tido uma gravidez normal e que os exames mostravam que criança estava bem.

A mãe do bebê continua internada no hospital e familiares agora exigem saber o que ocasionou a morte do recem-nascido. Um boletim de ocorrência sobre o caso foi registrado na Delegacia de São Roque e as autoridades irão investigar o caso.

Santa Casa fala sobre o caso

O Jornal da Economia questionou a Santa Casa sobre o ocorrido, em resposta fomos informados que a gestante deu entrada na maternidade às 2h20 de hoje, com queixa de forte dor de cabeça e, ao ser atendida pela equipe de plantão, constatou-se o quadro de hipertensão. Os protocolos para estabilizar a paciente foram realizados e, às 3h45, ela foi transferida para o centro cirúrgico para realização do parto. Às 4h30 foi constatado o óbito fetal.

A pedido da família, o corpo do bebê foi encaminhado ao Instituto Médico Legal para necropsia.

“Ao contrário do que foi divulgado por parte da imprensa, não há equipamentos quebrados para assistência às gestantes e o prontuário da paciente será encaminhado ao Comitê de Mortalidade Infantil do Município, grupo multidisciplinar instituído formalmente e que é responsável pela análise de óbitos infantis no município”, informou a Santa Casa.

A irmandade informou que todas as informações disponíveis referentes ao atendimento prestado foram dadas à gestante, aos acompanhantes e o hospital permanece à disposição para outros esclarecimentos.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.