De acordo com informações recebidas pela redação do Jornal da Economia, a Prefeitura de São Roque informou que desde o dia 1º de setembro vem ocorrendo a segunda etapa da Campanha de Vacinação contra o HPV.
As meninas de 11 a 13 anos que participaram da primeira etapa, que foi realizada no primeiro semestre de 2014, devem procurar uma unidade de saúde com a carteira de vacinação e um documento de identificação.
Ainda segundo a Prefeitura, cerca de 1600 meninas receberam a primeira dose da vacina. No entanto, é importante que todas retornem ao posto de saúde para as outras doses afim de completar a imunização.
A vacinação, apesar de ser importante, não substitui a necessidade da realização de exames periódicos e o uso do preservativo para a prevenção do HPV e de outras doenças sexualmente transmissíveis.
Quaisquer informações sobre a vacinação, saúde da mulher, e, prevenção e detecção de doenças sexualmente transmissíveis podem ser obtidas nos postos de saúde de nossa cidade.
Vacina contra hepatite A
Também foi introduzida no Calendário Vacina Infantil a partir de 1º de setembro a vacina contra a hepatite A. A dose única injetável será ministrada para crianças com um ano de idade até menores de dois anos.
Segundo dados da OMS (Organização Mundial de Saúde), todos os anos ocorrem cerca de 1,4 milhão de casos de Hepatite A no mundo. No Brasil, estima-se que ocorram por ano 130 novos casos a cada 100 mil habitantes.
A hepatite A pode ser assintomática no início, mas pode evoluir para quadros graves como insuficiência hepática. Os sintomas principais são: febre, náuseas, vômito, icterícia (quando a coloração da pele fica amarelada), urina escurecida e fezes esbranquiçadas.
A principal forma de contágio da doença é pelo contato com o vírus, presente em grande quantidade nas fezes das pessoas contaminadas. A transmissão é feita por alimentos mal preparados e água contaminada. A disseminação da doença está relacionada com infra-estrutura de saneamento básico e a aspectos ligados às condições de higiene.