12/09/2014 às 09h58min - Atualizada em 12/09/2014 às 09h58min

Projeto Brasil Poeira resgata cultura do homem do campo através da música

Da Redação: Rafael Barbosa - Foto: Rafael Barbosa
Da Redação: Rafael Barbosa - Foto: Rafael Barbosa

O projeto Brasil Poeira continua a resgatar a cultura do homem do campo através da música. A ação, que tem o objetivo de propagar as tradições campestres, oferece aulas de viola caipira a todos aqueles que estejam interessados em aprender a tocar e a conhecer um pouco mais sobre as antigas modas de viola. As aulas são ministradas pelo professor musical Ricardo Anastásio, que se reúne com seus alunos todas as segundas-feiras, na Rua Rui Barbosa 277.

“Já estamos com o projeto a cinco anos e percebemos que São Roque acolheu muito bem esta iniciativa da Brasil Poeira. A cultura caipira, do homem do campo, traz valores muito positivos e que fazem um pouco de falta para a sociedade de hoje em dia”, comenta Anastásio. Segundo o professor sorocabano, estas tradições são passadas através das modas de viola, que além de falarem de amor, ensinam a respeitar a natureza, a tratar educadamente o seu semelhante e falam sobre diversos aspectos da própria vida no interior, como a sua famosa culinária.

Não existe idade para se aprender a tocar e entrar em contato com esta cultura e as aulas mostram isso de maneira prática. Quando todos se reúnem e começam a tocar, as músicas criam vida através das vozes de adultos e crianças, que comparecem todas as aulas. As lições acontecem em vários horários, e as crianças tem um tempo somente para elas, as três horas da tarde, quando podem aprender utilizando violas cedidas pela associação comercial. Também existem horários as seis e as oito horas.

Algumas destas crianças já começam a despontar como grandes talentos, como a dupla juvenil Gustavo Silva e Gabriel. Os irmãos tiveram contato com as modas de viola muito cedo e já deram início a uma carreira que já começa a render frutos, com apresentações nas Festas de Agosto e mesmo em programas na televisão, como o Domingo da Gente, na TV Bandeirantes. “Eu gosto de música caipira, de viola, daquele ‘sertanejão’. Nós tocamos de tudo, mas se pudesse, tocaria só modas de viola”, comenta Gabriel, de 13 anos, ao falar que seus amigos podem até fazer algumas brincadeiras, mas o apoiam em sua carreira de cantor.

Ambos os irmãos têm uma ligação muito forte com a música. “Ela representa tudo na minha vida. Se eu me sinto triste, basta eu começar a tocar a vila e tudo passa”, comenta Gustavo Silva, de 12 anos, ao falar o quanto as melodias caipiras mechem com o seu coração.

“Para nós é um orgulho ter uma dupla destas aqui conosco. Nós temos todos estes violeiros que se dedicam as aulas e as crianças tem uma vantagem, pois elas estão com o cérebro totalmente “aberto” e aprendem mais rápido. Os mais velhos também conseguem, mas precisam se dedicar mais.”, comenta um dos diretores do projeto, Dr. Sandro Cerati. O profissional brinca com a ideia de que o Brasil Poeira é uma terra bem arada e que as crianças que hoje aprendem são as sementes que vão germinar no futuro como propagadores da cultura do campo. “Temos vários alunos aqui que despontam e que nos deixam emocionados por fazer parte disso. Como o Ricardo diz, muitos já têm a viola dentro deles e o que fazemos é somente dar os meios para que ela saia”, completa.

As aulas de viola acontecem toda segunda-feira na Rua Rui Barbosa 277, na casa do conhecido Zé do Nino, em frente à loja Super P. Os interessados podem entrar em contato com o Sr. Álvaro, através do telefone 99571 2854. Confira também nossa reportagem em vídeo através do link.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.