27/05/2020 às 19h22min - Atualizada em 29/05/2020 às 13h09min

São Roque e região devem contar com flexibilização do comércio a partir de segunda

Municípios estão na fase 2 da Retomada Consciente, anunciado pelo Governo Estadual

- Fotos: Divulgação
Da Redação: Rafael Barbosa

O novo anúncio do Plano São Paulo coloca São Roque e região na categoria de cidades que terão flexibilização em suas restrições comerciais a partir de segunda-feira, dia 1° de junho. De acordo com o anúncio realizado nesta quarta-feira (27), as cidades do estado foram divididas em zonas baseadas em seus Departamentos Regionais de Saúde, sendo que municípios como São Roque, Mairinque, Araçariguama e Alumínio estão localizados na região 16, zona de Socoraba.

A zona, assim como a grande maioria das outras áreas, está classificada na Fase 2 do plano "Retomada Consciente", chamado de Controle e que tem a bandeira laranja. Esta fase exige  atenção mas conta com eventuais liberações econômicas, onde atividades imobiliárias, concessionárias de veículos, escritórios, comércios, e shopping centers podem ser abertos com restrições.

Nesta etapa ainda não são permitidos o funcionamento de bares / restaurantes, salões de beleza e academias, bem como também continuam vedadas a realização de eventos que causem aglomerações. Os estabelecimentos ainda sem permissão para funcionar podem continuar a exercer sua função por delivery ou pelo Sistema Drive thru, sendo que a quarentena será mantida e assim, pede-se que as pessoas continuem em suas casas, saindo apenas em casos de extrema necessidade e utilizando máscaras. 

Em live realizada nesta quarta, o Chefe de Gabinete de São Roque, Marcelo Marques da Silva, informou que o Prefeito Cláudio Góes estará se encontrando com representantes da Associação Comercial para discutir a reabertura dos comércios permitidos pela nova norma Estadual e que precisa ser também estabelecida por decreto em cada cidade.

Ainda não foram oficialmente especificados quais as metas a serem atingidas para que uma cidade possa passar para a próxima fase da Retomada Consciente, com mais flexibilização para o funcionamento de estabelecimentos comerciais. Das 16 zonas estabelecidas pelo Governo Estadual, apenas 4 atingiram esta nova etapa (bandeira amarela), entretanto segundo o Chefe de Gabinete são-roquense os índices de São Roque colocam o município mais perto de atingir este objetivo do que regredir para a fase 1, onde apenas serviços essenciais tem permissão para operar.

Mas o esforço não pode ser apenas da cidade e sim de toda a região, que deve atender as medidas estabelecidas pelo Governo do Estado para que possamos continuar relaxando as atividades econômicas. “Precisamos ter consciência, compromisso e cautela para que possamos vencer esta luta contra o coronavírus”, afirmou o chefe de gabinete.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.