27/05/2020 às 15h44min - Atualizada em 27/05/2020 às 15h45min

Procon fiscaliza mais de 3.500 comércios no Estado de São Paulo

São Roque, Araçariguama, Ibiuna e Mairinque estão entre as cidades fiscalizadas

Durante os dois meses de quarentena decretada no Estado de São Paulo, equipes do ProconSP fiscalizaram mais de três mil e quinhentos estabelecimentos comerciais a fim de combater o aumento injustificado de preços. Deste total de farmácias, supermercados, hipermercados e outros locais, 89% (3.140) foram notificados a apresentar notas fiscais para verificação da prática abusiva. Entre as 214 cidades visitadas pelo órgão estão São Roque, Araçariguama, Ibiuna e Mairinque.

Os fornecedores que estiverem praticando preços abusivos serão multados; até o momento mais de 3 milhões em multas foram aplicadas. A elevação de preços de itens essenciais, como alimentos, álcool em gel, botijão de gás e máscaras de proteção, é prejudicial à população e é dever legal do Estado interferir.

As ações das equipes são norteadas também pelas denúncias recebidas nas redes sociais do @proconsp, que registraram até o dia 26 de maio quase seis mil relatos de consumidores com problemas relacionados à covid-19, entre problemas com preços e outros assuntos. 

Atendimentos 

O total de atendimentos de consumidores que tiveram problemas relacionados à covid-19, até o último dia 26, soma mais de 16 mil casos, incluindo as denúncias nas redes sociais (5.755), consultas de assuntos em geral (3.883) e reclamações (6.502).

Entre os consumidores que registraram reclamação, buscando a ajuda do @proconsp pra intermediar uma solução junto ao fornecedor, agências de viagens (52% do total das reclamações) e companhias aéreas (25%) são os setores mais questionados.

Como denunciar, reclamar e obter orientações

O @proconsp disponibiliza canais de atendimentos à distância para receber denúncias, intermediar conflitos e orientar os consumidores: via internet (www.procon.sp.gov.br), aplicativo – disponível para Android e iOS – ou via redes sociais; para as denúncias, marque @proconsp, indicando o endereço ou site do estabelecimento.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.