26/05/2020 às 13h07min - Atualizada em 26/05/2020 às 13h13min

Ministro interino da Saúde diz que efeito da pandemia no interior do país ainda está por vir

General Eduardo Pazuello ainda explicou que a pandemia possui três etapas

- Foto: Alan Santos / PR / Divulgação
Fonte: Portal G1

O ministro interino da Saúde, general Eduardo Pazuello, disse nesta segunda-feira (25) que o efeito da pandemia do novo coronavírus em municípios do interior do Brasil ainda está por vir. Ainda que não tenha interiorização, o país já tem mais de 22 mil óbitos por Covid-19 e mais de 350 mil casos confirmados da doença, de acordo com boletim divulgado pelo Ministério da Saúde.

Segundo informações do Portal G1, Pazuello discursou em meio a uma videoconferência realizada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), e explicou que a pandemia possui três etapas: preparação, impacto nas regiões metropolitanas e capitais, e impacto no interior.

O ministro interino afirmou que o Brasil está passando pela segunda etapa, com concentração nos grandes centros, e que ocorrerá um “espraiamento” dos casos para cidades do interior do país.

“Nós temos o impacto das capitais e regiões metropolitanas. Esse impacto ele vai passar e nós vamos ter o espraiamento disso de alguma forma para o interior, e vamos ter que ter as estruturas que foram preparadas na capital e regiões metropolitanas para receber esse pessoal do interior que não tem as estruturas lá”, declarou Pazuello.

Ainda de acordo com o Portal G1, dados da Fiocruz e das secretarias estaduais indicavam que a Covid-19 estava se irradiando das metrópoles para municípios menores. Um estudo realizado pela Fiocruz com dados do IBGE mostra que 44% das cidades do país de 20 a 50 mil habitantes já tinham casos da doença no começo deste mês.

“Não podemos esquecer que vem ainda o impacto do interior. E aí a gente tem de estar preparado para isso”, ressaltou o ministro.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.