23/05/2020 às 11h36min - Atualizada em 23/05/2020 às 11h36min

Mairinque registra 104 ocorrências de incêndio em 2020

Operação Estiagem desenvolverá ações até o mês de setembro.

- Fotos: Divulgação

A Prefeitura de Mairinque, por meio da Coordenadoria de Defesa Civil e do Grupamento de Bombeiros, registrou 104 ocorrências de incêndio no município em 2020, sendo que 70 desses casos aconteceram entre os meses de abril e maio. Comparado a 2019, quando foram contabilizados apenas 37 durante os seis primeiros meses do ano, os registros praticamente triplicaram durante o mesmo período.

Por isso, e para tentar reduzir os impactos ambientais causados, a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil iniciou no final de março a Operação Estiagem, que desenvolverá ações até o mês de setembro. Este período é marcado pela falta de chuva, baixa umidade relativa do ar e altas temperaturas, que são os principais fatores para o surgimento das queimadas.

O Coordenador do Grupamento de Bombeiros e da Defesa Civil de Mairinque, Nilson Evandro da Silva, comenta que devido a pandemia do Coronavírus, a Oficina Preparatória da Operação Estiagem foi realizada no modelo EAD, mas ressalta que a equipe está preparada para agir. “Estamos preparados para realizar o trabalho no controle das chamas, fiscalização e também na autuação, aplicando as penalidades previstas na lei federal em casos de incêndios criminosos”.

“Uma preocupação são as bitucas de cigarro, que são jogadas na vegetação e são capazes de provocar grandes incêndios, além dos balões, que podem cair em locais inflamáveis, como postos de gasolinas, causando ainda mais transtornos”, complementa Evandro.

Para receber informações sobre a Defesa Civil mande um SMS com o CEP para 40199. Em casos de emergência disque: 199 e (11) 4718-2013.

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.