09/09/2014 às 00h00min - Atualizada em 09/09/2014 às 00h00min

As vantagens de adaptar sua empresa às novas tecnologias

Texto: Assessoria de Imprensa - Foto: Reprodução / Internet
Texto: Assessoria de Imprensa - Foto: Reprodução / Internet

 

Agilidade na execução de tarefas e cortes de custos são apenas algumas das vantagens em acompanhar e adaptar as empresas às novas tecnologias voltadas para as práticas corporativas.

Muitos recursos tecnológicos ainda não são amplamente utilizados nas empresas, seja por alguma restrição ou mesmo falta de informações. No entanto, muitos processos e serviços estão se digitalizando e se atualizando, e cedo ou tarde farão parte da rotina de empresas e comércios de todos os portes e seguimentos.

Um exemplo prático é a Nota Fiscal Eletrônica, já popularmente conhecida com NF-e.  Ela faz parte do SPED (Sistema Público de Escrituração Digital), projeto do governo federal iniciado em 2008, que pretende tornar eletrônica toda a escrituração contábil e fiscal, de forma gradativa.  Hoje, a Receita Federal estima 1,179 milhões de emissores da NF-e, e  9,91 bilhões delas já foram emitidas. Além de, em breve, se tornar obrigatória para transações fiscais, sua utilização reduz os gastos da empresa com papéis, impressões, arquivos fiscais, além dos custos com envio de documentos fiscais (veja aqui quatro tipos de NF-e que a Serasa oferece).

Outra facilidade que promete ser onipresente em estabelecimentos comerciais é a tecnologia NFC (Near Field Comunication), que permite que qualquer consumidor efetue o pagamento de sua compra utilizando seu smartphone. Seja por uma simples mensagem SMS enviada ao banco ou por proximidade do aparelho com a máquina de pagamento, os celulares estão substituindo o uso do cartão de débito ou crédito. A tecnologia NFC já é oferecida pelos principais bancos e já está operando em mais de 1 milhão de estabelecimentos pelo país.

Mais uma prática crescente entre as empresas é o armazenamento de dados em nuvem, a Cloud Computing. A nuvem nada mais é do que um servidor virtual. Quem utiliza a nuvem consegue poupar o espaço e os custos necessários para manter um servidor físico, além de possibilitar que seus colaboradores façam acessos remotos ao arquivos (<-tirar o “S”), sendo útil nos dis (<-colocar o “A”) em que algum colaborador faça home office ou precise acessar dados pelo smartphone. Ideal também para representantes e vendedores que viajam muito e necessitam de dados atualizados da empresa.

Em suma, esses são apenas poucos exemplos de como a evolução tecnológica está diretamente associada a novas rotinas de trabalho e de relacionamento entre empresas, clientes e consumidores. Essas transformações ocorrem inerentemente. Manter qualquer resistência a elas implica em atrasos e prejudica a competitividade nos negócios. É só se lembrar das empresas que, inicialmente, resistiram aos computadores e à internet e hoje não podem operar sem ela. O melhor para as empresas e a antecipação e a atenção à tecnologia e suas mudanças.

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.