08/05/2020 às 12h13min - Atualizada em 08/05/2020 às 12h17min

Quarentena na cidade de São Paulo deve se estender até 1º de junho

Medida deve ser anunciada hoje pelo prefeito Bruno Covas

Fonte: Veja

A cidade de São Paulo deve estender a quarentena até o dia 1º de junho. A decisão deve ser anunciada pelo prefeito Bruno Covas (PSDB) nesta sexta-feira (08), durante coletiva de imprensa.

Com a decisão do prefeito as atividades não essenciais irão permanecer paralisadas, sendo que o comitê de emergência formado por secretários estaduais se reuniu na noite desta quinta-feira (07), para definir a extensão das medidas de isolamento social no resto do Estado, que também serão divulgadas hoje.

A baixa taxa de isolamento social, aliada as altas recorrentes no número de casos confirmados e mortes registradas no interior e litoral paulistas forçara o governador João Doria a rever aspectos da flexibilização a quarentena em todo o Estado, que deveria começar a partir da próxima segunda-feira (11).

As medidas da flexibilização, assim como e quando ela se dará será anunciada hoje. Entre as medidas de retomada das atividades a que devem ser anunciadas pelo governo sob o projeto batizado de Plano São Paulo – e válidas para todo o Estado -, estão a reabertura de salas de cinema com limitação de assentos a partir da técnica “tabuleiro de xadrez” (alternando poltrona ocupada com poltrona vazia), sistema de escaneamento de ingressos para evitar o contato com funcionários e venda de bebidas e alimentos somente em pacotes fechados.

Nos parques, as medidas restritivas incluem permissão para atividades físicas de forma individual ou em grupos de pessoas que vivem na mesma casa. O uso de bancos será proibido. Nos salões de beleza, as reaberturas serão com quadro reduzido de funcionários e uso obrigatório de mecanismo de limpar sapatos com hipoclorito de sódio antes de entrar no estabelecimento.

Nas academias de ginástica, será restringida a entrada de um cliente para cada 4m². As regras tiveram como inspiração práticas estabelecidas em países como Estados Unidos, Alemanha e Dinamarca. O plano de retomada está sendo gerido pela equipe econômica de Doria e liderada pela secretária de Desenvolvimento Econômico, Patricia Ellen.

Super Rodízio

Nesta quinta-feira (07) Bruno Covas anunciou um decreto extraordinário que restringe a circulação de veículos em toda cidade a partir do dia 11 por meio de regras mais rígidas no rodízio municipal. O texto estabelece rodízio todos os dias da semana e em toda a cidade de São Paulo, baseando-se no último dígito das placas: veículos com final par circulam em dias pares e os com finais ímpares circulam em dias ímpares. A medida valerá mesmo em finais de semana e feriados, das 0h às 23h59. O objetivo da medida é reduzir pela metade o fluxo nas ruas.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.