06/05/2020 às 15h30min - Atualizada em 06/05/2020 às 15h30min

Clientes ficam confusos sobre transferências do auxílio emergencial para bancos privados

Valor tem sido depositado em conta poupança vinculada a conta corrente

- Foto: Reprodução / Code Money
Portal JC

O número de transferências do Auxílio Emergencial de R$ 600 feita pelo Governo Federal, através da Caixa Econômica Federal, para bancos privados já passa dos três milhões. Porém as transferências dos valores para bancos como Itaú, Santander e Bradesco tem assustado alguns correntistas, que não veem o valor caindo diretamente na conta corrente e sim em uma conta poupança que muitos nem sabiam possuir. Um problema que tem levado ainda mais pessoas as filas dos bancos.

Segundo as instituições bancárias, a transferência do auxílio emergencial para a conta poupança acontece para que descontos de débitos já programados na conta corrente não utilizem o valor do auxílio. Deste modo a conta poupança é criada sem custos para o cliente, que pode utilizar o recurso para saques, pagamento de contas e transferências.

As constas já estão vinculadas as contas correntes dos usuários do banco e assim, em caso de dúvidas sobre a transferência ou utilização dos valores na conta corrente, é aconselhável que o cliente procure sua agência, ação que neste caso pode ocorrer de forma remota, seja por telefone, aplicativo ou chat on-line. Vale lembrar que a os bancos também não podem cobrar tarifas para a abertura ou manutenção destas contas poupanças, pratica proibida pelo banco central.

Como faço para transferir o auxílio para outros bancos?

Ao cessar o aplicativo Caixa Tem, o beneficiário terá à disposição um menu de opções para movimentação do auxílio:

Saque sem cartão Transferir dinheiro Auxílio Emergencial Cartão de débito virtual Realizar pagamentos Extratos

Ao clicar na opção "transferir dinheiro", o usuário será levado a um chat, onde será apresentado o número da conta poupança digital criada pela Caixa. O usuário deve escolher a opção "continuar" e escolher o banco onde irá transferir a quantia através do número da agência e conta (sem o dígito).

Em seguida será preciso inserir apenas o dígito da conta e o nome completo do titular. Após a realização do processo o cliente deve conferir as informações prestadas e gerar o comprovante da transação.

O horário para emissão e agendamento da transferência via DOC da Caixa Economica Federal é das 7h às 20h30 de segunda a sexta-feira. O horário para emissão de TED segue a regra do Banco Central , ou seja, até às 17h em dias úteis.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.