24/04/2020 às 10h45min - Atualizada em 24/04/2020 às 14h37min

Moro deixa o Ministério da Justiça alegando tentativa de politização da Polícia Federal

Ex-ministro fez acusações graves

- Foto: Reprodução / Internet
Fonte: Portal G1

O Ministro Sergio Moro informou na manhã desta sexta-feira (24) sua saída do Ministério da Justiça. Moro caiu, mas diferente de outros ministros, caiu atirando e tendo como alvo o próprio Governo Federal, através de inúmeras acusações de que o Presidente Jair Bolsonaro estava iniciando um processo de politização da Polícia Federal.

O agora ex-ministro relatou uma série de acusações durante seu pronunciamento. Primeiro, ele afirmou que nunca assinou a exoneração do delegado Maurício Valeixo da diretoria-geral da Polícia Federal e que, ao contrário do que foi dito pelo governo, Valeixo nunca pediu sua saída.

Moro ainda afirmou que foi informado por Bolsonaro que, além de Valeixo, outros cargos importantes da PF como a superintendência do Rio de Janeiro e Pernambuco também seriam trocados e que os motivos para as mudanças seriam políticas, pois o presidente queria nomes a quem pudesse ter contato direto e acesso a informações, como dados de investigação.

Alegando que a tentativa de influenciar politicamente as ações da Polícia Federal não teria ocorrido nem mesmo durante a época da Operação Lava Jato, sob mandato do PT. Moro afirmou que não poderia continuar no cargo, pois isto trairia seu objetivo inicial ao entrar no ministério, que seria intensificar o combate à corrupção e ter a independência e autonomia da Polícia Federal.

As declarações colocam o Governo Federal e o Presidente Jair Bolsonaro em uma crise institucional gravíssima e que deve ter grandes repercussões.

Origem da crise

O agora ex-ministro da Justiça, Sergio Moro, convocou uma entrevista coletiva que ocorreu hoje, às 11h, para anunciar sua demissão após ter sido pego de surpresa pela exoneração do delegado Maurício Valeixo, agora ex-diretor-geral da Polícia Federal. De acordo com interlocutores do ministro, Moro não gostou da decisão do Presidente Jair Bolsonaro em demitir Valeixo por entender que a Polícia Federal é subordinada ao Ministro da Justiça, incluindo a nomeação e exoneração de seu alto escalão.

Confira o pronunciamento abaixo.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.