21/04/2020 às 11h17min - Atualizada em 22/04/2020 às 14h53min

Governo de São Paulo deve anunciar reabertura gradual de alguns setores comerciais

À partir de 11 de maio alguns comércios devem voltar a funcionar, porém com todas as medidas de higiene e segurança contra o coronavírus

Da Redação: Rafael Barbosa

O governo de São Paulo deve anunciar nesta quarta-feira (22) a reabertura gradual da economia a partir do dia 11 de maio, com essa medida,  alguns setores comerciais poderão voltar as atividades tomando todas as precauções contra o coronavírus. A prorrogação da quarentena se estende até dia 10 de maio e durante este período estão em vigor as medidas já implementadas pelo Governo Estadual e dos 645 municípios.

As medidas que passam a vigorar após este período devem ser anunciadas na coletiva de amanhã e embora ainda não se saiba que setores devem permanecer fechados e quais receberão autorização para funcionar (e de que maneira),o Governador João Dória já afirmou que a abertura comercial do Estado e Municípios será gradual e focada em levantamentos sobre o avanço do coronavírus.  

"A reabertura levará em consideração diversos fatores como disseminação da epidemia, situação do sistema de saúde e distanciamento social. Todas as medidas estarão alinhadas com o Comitê de Saúde do Centro de Contingência do Coronavírus", disse Doria através das redes sociais.

A base do plano de reabertura comercial planejada por Dória seria a "flexibilização heterogênea", onde as cidades que contam com uma proliferação mais severa do coronavírus manteriam restrições mais severas, enquanto cidades com menores taxas de contaminação teriam algumas de suas medidas abrandadas.

Os comércios que receberem autorização para abrir terão que atender novas medidas de funcionamento. Segundo informações divulgadas pela CNN, o governo paulista está em negociação com 15 setores da economia paulista regras como o uso obrigatório de máscaras em estabelecimentos comerciais, o atendimento individual para clientes em locais como salões de beleza, e a emissão de autorizações específicas de reabertura emitidas pelas prefeituras das cidades.

Em São Roque

Questionado pelo Jornal da Economia, o Prefeito Cláudio Góes informou que deve também seguir as orientações do Estado e já planeja a reabertura gradual do comércio são-roquense. Sem entrar em detalhes sobre as medidas que entrarão em vigor e como serão implementadas, o governante informou que algumas categorias comerciais devem retomar suas atividades a partir de 11 de maio e que terão que readequar seu atendimento para atender as medidas sanitárias contra o coronavírus.

A fiscalização municipal deve atuar de maneira mais intensa durante a quarentena, para verificar se as medidas epidemiológicas estão sendo seguidas nos comércios, como uso de máscaras de proteção e álcool em gel para os funcionários e o distanciamento de pelo menos 1,5 metros para as filas.  

Cuidado desde casa

A População também terá que fazer sua parte durante a pandemia e seguiar as orientações dos governos estaduais e municipais para lavar as mãos com água e sabão com regularidade, evitar contato físico com as pessoas, usar máscaras quando sair as ruas e respeitar o distanciamento durante as filas.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.