16/04/2020 às 19h13min - Atualizada em 16/04/2020 às 19h29min

Saúde e Economia lado a lado

Políticos e homens públicos bem remunerados como juízes poderiam cortar seus próprios salários e ajudar o país neste momento

O mundo está assustado com a pandemia desse vírus que traz consequências terríveis na Saúde e Economia em todos os países.

No Brasil os leitos de UTI em Manaus já estão 100% tomados, pacientes em estado grave  por diversas patologias aguardam na fila por uma vaga, a Saúde lá já entrou em colapso.

O mesmo acontece no Ceará, Rio de Janeiro e São Paulo, os hospitais já estão sem vagas nas UTIs.
O Instituto de Infectologia  Emílio Ribas  que é referência estadual para doenças infectocontagiadas conta com 30 leitos de UTI e nesta semana todos já estavam ocupados com pacientes da Covid 19. O Governo do Estado promete mais 20 leitos para os próximos dias.

Mas sabemos que é muito pouco, 50% dos leitos de UTI do Estado já estão ocupados com pacientes que foram contaminados pelo novo coronavírus. Na tarde de terça-feira (14),  as Unidades de Terapia Intensivas do Estado contavam com 1143 pessoas internadas e o governo acredita que até maio, todas estas vagas estarão lotadas.
Mas porque deveremos manter a quarentena?


Foto: Isac Nóbrega/ Presidência da República

O Ministério da Saúde vem reforçando cada vez mais que precisamos manter o isolamento, ficar em casa para não contrairmos o vírus que está aí matando gente em todo o mundo.

E o Brasil não chegou no pico da doença ainda, estima-se que entre maio e junho serão os meses mais complicados com muitos casos e poderá causar um verdadeiro colapso no Sistema de Saúde de todo o Brasil.

Até o final da tarde de quinta-feira (16), o  Brasil já somava 1924 mortes e 30.425 casos confirmados da doença, números que podem ser muito maiores por falta de testes e demora das informações.

Muita gente comenta nas redes sociais, que o pico da doença seria em abril e isso não aconteceu.

Na verdade só não virou um caos total porque estamos fazendo o isolamento, é bom lembrar o que vivemos agora é reflexo do que fizemos 15 dias atrás. Já pensou se não estivéssemos fazendo o isolamento?
São Roque e Ibiúna aparecem no mapa entre as 20 cidades do Estado de São Paulo que melhor respeitam o isolamento, com certeza por esse motivo que os números aqui não são tão assustadores.
Em diversas entrevistas do Jornal da Economia, o conceituado médico Dr Alcides Erthal Ribeiro, faz questão de reforçar. "É preciso manter o isolamento social. Lavar bem as mãos com água e sabão, usar máscaras caseiras, higienizar objetos, usar álcool em gel. Antes de entrar em casa deixar a roupa na lavanderia, tirar os sapatos e ir direto para o banho. É preciso muito cuidado". 

Todos nós temos também a preocupação com a economia, com o trabalho, com as contas a pagar, com os funcionários.

Mas sabemos também que neste momento o importante é preservar a nossa vida, das nossas famílias, das pessoas.

O momento é de solidariedade, de apoio, colaboração e muita união.
Grandes empresas estão colaborando com altas cifras para ajudar na luta contra o coronavírus, isso serve de exemplo para outros empresários e  para políticos.
Neste momento crítico que passamos ajude o comércio local , compre
ou faça serviços no comércio,  ajude as pequenas empresas.
As empresas poderão atender seus clientes por telefones, online, sites, aplicativos e entregas delivery.

Aliás,  os políticos deveriam fazer menos “politicagem” e ajudar mais o país neste momento de crise na Saúde e na Economia. Eles poderiam cortar seus próprios salários, pagos por nós e colaborar mais, inclusive os senhores juízes e outros homens abastados e bem remunerados do poder público.

O presidente Jair Bolsonaro no final da tarde de quinta-feira (16) demitiu o ministro Luiz Henrique Mandetta por não concordar com seu trabalho que pedia o isolamento social. Bolsonaro aposta suas fichas na Economia, e deixa a Saúde para o novo ministro Nelson Teich que vai falar a mesma língua do presidente.
Não está sendo fácil, mas com fé e “acreditando sempre na ciência” como dizia o ex-ministro Mandetta,   juntos iremos vencer essa guerra contra esse inimigo invisível.
E estaremos mais fortes.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.