08/04/2020 às 23h58min - Atualizada em 08/04/2020 às 23h59min

A Páscoa da transformação

Por Sabrina Solera

Páscoa chegando... há um ano atrás, quando o Jornal da Economia me convidou para escrever uma matéria para a Páscoa, jamais poderia imaginar qualquer segundo do que estamos vivendo hoje. Talvez pela primeira vez, em décadas, temos a oportunidade mundial de nos conectarmos com o verdadeiro significado da Páscoa em busca do nosso próprio “renascimento”.

Tantas incertezas no mundo, trazem a oportunidade de refletir sobre a vida que vínhamos levando e reavaliar prioridades, como aquele tempinho que nunca tínhamos para a família e os amigos, o acúmulo de tarefas sem finalizar por sempre termos algo mais importante a fazer, enfim, reavaliar o ritmo de vida que parecia impossível reduzir...  

Este momento prova o quanto a vida é incontrolável, mas ao mesmo tempo prova algo ainda maior: o quanto temos absoluto controle da forma que escolhemos passar pelas adversidades da vida. Sim, podemos escolher fazer deste um período de realizações ou de lamentações!

Trabalho diariamente com pessoas com queixas de excesso de estresse, ansiedade, compulsões, depressão, excesso de peso, insônia, e diversos problemas físicos decorrentes de hábitos ruins que foram surgindo ao longo do “corre-corre do dia-a-dia”... Então nesta páscoa, te faço um convite para uma reflexão, para você parar e analisar o seu verdadeiro propósito de vida e ver se a sua rotina estava alinhada a este propósito.

Com certeza teremos meses bastante desafiadores porém podemos escolher aprender coisas novas, fazer as mesmas coisas de formas diferentes, ter mais solidariedade, estar mais presente com a família e amigos, dar mais sentido ao dia-a-dia ao invés de viver no piloto automático.

Mas por onde começar?!? Algumas dicas bem simples de coaching podem te ajudar a passar por este período de forma produtiva para que você foque suas energias em retomar a sua vida com mais qualidade e a ter um dia-a-dia alinhado com o seu propósito de vida.

EXERCITE A SUA FÉ: independente da sua religião, a fé é o que nos dá alicerce para passar por momentos como este onde o medo, a angustia e a ansiedade tendem a tomar conta dos nossos pensamentos. Tenha um momento de conexão diário com a sua fé, acreditar em algo maior nos ajuda a manter nossa mente mais calma.

SELECIONE AS INFORMAÇÕES POSITIVAS: ficar alimentando os sentimentos de medo, caos e desespero não mudarão em nada a situação neste momento, manter uma mente positiva fará toda a diferença para que você busque, com clareza, as melhores soluções para retomar a sua rotina e para usar este momento para realizar todas aquelas coisinhas que não tinha tempo. Limite seu tempo de notícias e concentre mais em estudos, novos aprendizados, passatempos ou qualquer coisa que te traga bem-estar. 

FAÇA UMA LISTA DE GRATIDÃO: faça uma lista das 10 coisas que você é grato(a) na sua vida e cole na porta da geladeira. Leia todos os dias e agradeça por elas. A gratidão é um poderoso remédio para nossa alma.

CRIE UMA ROTINA DIÁRIA: acorde todos os dias e escreva em um papel o que você fará naquele dia com os horários certos, se conseguir faça a rotina da sua semana também. Acorde, troque de roupa, se arrume, e faça a sua rotina. Manter uma rotina ativa é fundamental para a saúde e com certeza você tem uma lista enorme de coisas que precisa colocar em dia.

SE EXERCITE: pode ser em casa, ou uma caminhada ou uma volta de bicicleta, mas mantenha seu corpo ativo. Não use de desculpa este período, pelo contrário, faça desta uma oportunidade para você criar uma rotina de atividade física diária para você.

ESCREVA SUAS METAS EM UM PAPEL: além de repensar seu propósito de vida, avalie suas para este ano, que com certeza muitas podem ter mudado ou simplesmente se tornado mais prioridade que outras. Escreva em um papel, enumere por prioridade e cole em um lugar que possa estar lendo todos os dias.

DÊ UM PASSO DE CADA VEZ: viva um dia de cada vez e busque ser 1% melhor que ontém. Se concentre em um dia de cada vez, em cada lista de tarefas, em um problema por vez, pois isso te dará mais concentração e te ajudará a ter mais clareza em suas decisões. Se concentrar no hoje é fundamental para uma mente saudável.

E acredite, a vida é tão sábia que sempre traz oportunidades de melhoria, abrace a sua oportunidade e faça deste um momento de crescimento em sua vida, de transformação.

Uma abençoada Páscoa para você e sua família!!

 

Sabrina Solera é Coach de Saúde e Bem-Estar e Chef de Cozinha Internacional especialista em alimentação saudável, trabalha com a construção de hábitos saudáveis em busca de qualidade de vida. www.sabrinasolera.com Instagram @sabrinasolera_br

 

 

 

 

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.