01/04/2020 às 16h33min - Atualizada em 01/04/2020 às 16h33min

Saneaqua orienta população a fazer acompanhamento do consumo de água

Assessoria de Imprensa Foto: Divulgação

Com a recomendação dos órgãos de saúde para reclusão em prevenção ao Coronavírus, o número de pessoas em casa por mais tempo aumentou e, com isso, o consumo de água também pode aumentar.

Diante disso, a Saneaqua, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto de Mairinque, separou algumas dicas para que os mairinquenses aprendam a verificar o consumo de água de seu imóvel e para que pratiquem o consumo consciente.

 

“A concessionária entende sua responsabilidade como prestadora de um serviço essencial e com foco em manter o abastecimento de água para toda a população, garantindo os procedimentos de higiene necessários para a contenção da disseminação do vírus, a exemplo da lavagem de mãos. E é importante que a população tenha também o consumo consciente da água”, explica Fernando Mangabeira, diretor da Saneaqua em Mairinque.

 

Toda vez que o chuveiro é aberto ou a máquina é ligada, o hidrômetro da casa começa a registrar o volume de água utilizado na ação. O aparelho, também conhecido como relógio, mede o consumo do imóvel em tempo real e é um grande aliado na luta contra o desperdício.

 

Por meio da leitura do hidrômetro, é possível acompanhar o padrão de consumo mensal de água nos imóveis, uma informação que não só ajuda a ter um consumo consciente, mas também a manter as contas sob controle e, na identificação com mais agilidade, de vazamentos ou quaisquer ocorrências que gerem alterações significativas  de consumo.

 

Para saber o quanto se está consumindo na residência, o morador deve identificar o número de medição que consta na sua última conta de água. Subtrair a medição da conta do número que consta na leitura atual do seu hidrômetro. Para o cálculo, considerar somente os números pretos e desconsiderar os demais. Com isso, já dá para saber o quanto foi consumido de água desde a última conta de água.

 

“Para fazer essa conta, os clientes devem considerar sempre os números pretos do hidrômetro. Se a leitura atual está em 0084 e a leitura anterior que consta na conta estava em 0074, significa que já se consumiu, desde o dia da última leitura (informação que consta nas contas), 10m³, ou seja, 10.000 litros de água”, explica o diretor.

 

De acordo com o SNIS (Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento), cada pessoa consome por dia 154,9 litros de água por dia, o que equivale a 4,6m³/mês. Mas, como realizar o consumo consciente? Seguem algumas dicas:

 

- Atenção a vazamentos nas residências: um vazamento de 2mm, desperdiça 96 mil litros de água por mês;

 

- Substituir mangueira pelo balde: Feche a mangueira! Quatro baldes de água já são suficientes para lavar seu carro. Se o objetivo é regar as plantas, há alternativas mais econômicas. Substituir a mangueira pelo regador gera economia de 96 litros de água em dez minutos.

 

- Sem pinga-pinga: uma torneira gotejando, desperdiça 40 litros de água por dia. Em uma semana, aqueles pingos que pareciam inofensivos já serão responsáveis por 280 litros de água jogados pelo ralo;

- Economia no banho: a redução de só 1 minuto do tempo de banho, ao fim de um ano terá ajudado a economizar 3.285 litros de água.

 

É importante que todos adotem hábitos de consumos conscientes e multipliquem as informações para modificar também a rotina de quem está próximo.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.