26/03/2020 às 20h28min - Atualizada em 28/03/2020 às 17h47min

Médico orienta sobre cuidados na prevenção do coronavírus

“O vírus está matando muita gente no mundo e com uma rapidez absoluta, neste momento em que vive o Brasil, é preciso ficar em casa

- Fotos: Carlos Mello
Da redação: Carlos Mello / Ana Laura Gonzalez   

Desde que chegou ao Brasil, o novo coronavírus vem preocupando muita gente por aqui, e isso tem ganhado mais força à medida que todos tomam conhecimento de um novo caso de contaminação ou até mesmo de morte em algum lugar do país. A apreensão toma conta porque ainda existe uma série de incertezas sobre a Covid-19, mesmo que uma variedade de informação esteja sendo veiculada por todas as mídias a respeito de medidas preventivas que todo cidadão deve tomar para evitar a doença.

Em entrevista especial ao Jornal da Economia, o médico Dr Alcides Erthal Ribeiro alerta a população sobre os cuidados que devemos ter com o coronavírus e também falou sobre o que tem sido comprovado até agora pela ciência. “Nós temos um vírus circulando que está matando muita gente em todo o mundo e com uma rapidez absoluta. Sendo assim, a primeira certeza é que o único meio da gente controlar essa epidemia é a prevenção, e para nós fazermos isso, precisamos saber como adquirimos o vírus”, disse o médico.

O doutor, que tem especialidade em pediatria e grande vivência em gestão de pessoas e serviços de Saúde, afirmou que para a população em geral, a doença é adquirida através da boca, do nariz e dos olhos. “A primeira coisa realmente eficiente para a prevenção é a higienização completa e sistemática das mãos com sabão, sabonete ou álcool gel, fazer isso frequentemente e só tocar o rosto com uma higiene muito bem feita das mãos porque essa é uma das maneiras mais frequentes de se adquirir a doença, não colocar as mãos inadvertidamente no rosto.

Outra medida importantíssima para a prevenção é a distância,  evitar o contato com as pessoas, ficar distante de um metro e meio a dois metros na padaria, na farmácia, no supermercado, na sala dos médicos, nos hospitais,  ou em filas, é preciso manter  uma distância muito boa para a segurança. O distanciamento das pessoas na rua, no trabalho ou no comércio é fundamental. O vírus não consegue sobreviver muito tempo fora do nosso corpo”, alertou o médico Dr Alcides Erthal Ribeiro.

“Neste momento em que vive o Brasil, é preciso ficar em casa, manter o isolamento". afirma Dr Alcides Erthal Ribeiro

Além da higienização frequente com álcool gel ou água e sabão nas mãos, que são cuidados básicos para evitar o contágio do coronavírus, também é importante a preocupação com as pessoas que convivemos em nossa casa, principalmente se estamos expostos ao risco de contaminação. Deste modo o profissional orienta que é muito importante logo na entrada de serviço ou lavanderia, lavar bem as mãos antes de tirar as roupas e depois que tirar também. As roupas devem ser deixadas em um balde e, se possível, lavadas imediatamente.
“Neste momento em que vive o Brasil, é preciso ficar em casa, manter o isolamento. Distância de outras pessoas se precisar sair, lavar as mãos, não colocar as mãos no rosto, não colocar as mãos em nada, a ordem agora é essa, não tem saída mesmo”. Comenta o médico.

Outro detalhe importante que o médico comentou é que tem muita gente usando máscara sem necessidade. “A pessoa que não tem sintoma nenhum não deve de usar a máscara. Tem que ter técnica para colocar e retirar, a pessoa pode até se contaminar se não souber usar. A máscara deve ser usada pelos profissionais da saúde, pessoas em contato com paciente com coronavírus em casa, pessoas com sintomas respiratórios ou profissionais que tem muito contato com pessoas como caixa de supermercado. A pessoa que também não pode colocar as mãos na máscara em hipótese alguma, para não contaminar,  só depois de lavar muito bem as mãos”. Comentou.

Sendo assim, a melhor arma que dispomos para enfrentar essa pandemia é a prevenção.

A entrevista completa com o médico Dr Alcides Erthal Ribeiro pode ser conferida  breve em diversos tópicos através do nosso portal de notícias ou da nossa página no Facebook. No vídeo, o doutor passa muitas outras recomendações com relação a este problema que o mundo todo tem enfrentado ao longo dos últimos meses.

Visite nossas Redes Sociais e  o nosso Portal de Notícias e saiba mais www.jeonline.com.br


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.