25/03/2020 às 08h48min - Atualizada em 25/03/2020 às 09h57min

Ainda é tempo de evitar uma catástrofe!

A pandemia antes levada com pouca seriedade mostrou-se avassaladora em alguns países da Europa

da Redação Foto: divulgação

Segundo dados de janeiro do CNES ( Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde) havia 50 mil leitos de UTI no país sendo apenas 22 mil vagas disponibilizadas pelo SUS. Entenderam a preocupação?

 

A comparação entre cidades de outros países que adotaram precocemente a medida de “confinamento “da população, mostra importante diferença no número de casos de COVID-19.

 

Isso ocorre porque o coronavírus tem fácil transmissão interpessoal, através de gotículas de saliva eliminadas em espirros ou tosse. Além disso, esse vírus tem a capacidade de permanecer vivo por horas em aerossóis no ar e em superfícies que foram atingidas por essas gotículas.

 

Precisamos atuar em duas frentes:

construção emergencial de novos leitos de UTI com respiradores e equipes treinadas evitar a propagação do vírus entre as pessoas e essa medida depende exclusivamente da população: FICAR EM CASA e atentar para os cuidados de higiene

Não sair as ruas sem motivo forte para tal, evitar atividades físicas que exponham a risco de traumas ou até mesmo atividades intensas, pois qualquer ocorrência médica poderá ser motivo para um pronto atendimento em ambiente hospitalar e correr sérios riscos de contaminação pelo coronavírus. É hora de nos trancarmos, nos escondermos como qualquer ser vivo que está  sob ataque e em perigo iminente.

 

Teremos consequências? Sim e não serão pequenas. Se nada acontecer nesse período interrompendo a evolução natural da doença, as complicações econômicas serão severas, mas poderão ser ainda maiores se a contenção de doentes e mortes não forem feitas.

 

Como podemos falar de mortalidade baixa, se não identificarmos os doentes e nem os motivos de óbitos por falta de testes ou pela demora na obtenção dos resultados?

 

 Nesses cenários todo cuidado é pouco.

 

 

Dra. Renata de Campos Boschini

CRM 98255

Clínica Médica Santa Helena

 

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.