10/03/2020 às 15h37min - Atualizada em 10/03/2020 às 15h44min

Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo celebra 140 anos

O Jornal da Economia parabeniza estes grandes heróis pelo trabalho

- Foto: Reprodução / Rádio Progresso

Nesta terça-feira, dia 10 de março, o Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo comemora 140 anos de existência, celebrando uma história de heroísmo e luta pela segurança e bem-estar da população. A criação da corporação no estado remete a 1850, quando em dezembro um grande incêndio ocorreu na rua do Rosário (hoje Quinze de Novembro) e onde as chamas tiveram que ser combatidas com uma bomba manual emprestada.

Devido a este caso no ano seguinte começaram os movimentos do governo para estabelecer uma ação pública de combate às chamas de grandes proporções, através de um Código sobre Prevenção de Incêndios e compra de equipamentos. Porém outras ocorrências através dos anos forçaram os órgãos públicos a se mobilizarem na tentativa criar um grupo especializado no combate a incêndios. Um dos casos mais dramáticos ocorreu em 1870, com a explosão de um barril de pólvora no centro de São Paulo.

Em 1875 houve a primeira tentativa de estabelecer um serviço de bombeiros, chamado de “Turma de Bombeiros”, composto por 10 homens e que era agregado à Companhia de Urbanos (que se tornaria a Guarda Civil), porém a falta de especificidade da lei quanto a função do grupo fez com que a sua atuação não desse resultado e a iniciativa fosse abandonada.

Após cinco anos, um incêndio destruiu a biblioteca da Faculdade de Direito e o arquivo do Convento de São Francisco, e como consequência, o deputado Ferreira Braga propôs a criação de uma Seção de Bombeiros, proposta que foi votada e aprovada em 10 de março de 1880, criando oficialmente o Corpo de Bombeiros de São Paulo.

No início a corporação era composta de 20 homens, vinculados à Companhia dos Urbanos, porém após 140 anos a corporação cresceu e mantém sua a missão de “Proteção da Vida, Patrimônio e Meio Ambiente Através dos Serviços de Bombeiro Prestados com Excelência”.

Hoje o órgão é ligado a Polícia Militar e desempenha uma série de ações e atividades que vão muito além do combate a incêndios, urbanos e florestais, sendo responsável também por salvamentos em diversas áreas, além de inspeção preventiva de edifícios e o atendimento a vítimas através de sua equipe de resgate, ação que hoje corresponde a maioria de suas atuações operacionais.

Nossa região conta também com uma excelente equipe de Bombeiros, centrada na corporação de São Roque, que foi fundada em 1999 e que no dia 13 de março completou 21 anos de existência e que hoje, além de São Roque, também atua nas cidades de Mairinque, Alumínio, Ibiúna e Araçariguama. A central de São Roque pode ser acionada através dos números 190 ou (11) 4712-3386.

O Jornal da Economia parabeniza estes grandes heróis pelo trabalho diário de salvar vidas e preservar o patrimônio das nossas cidades.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.